Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Dúvida na forma da escrita

Eu estava testando possibilidades com o código e gostaria de saber se tem algum problema com essa variação que fiz, se teria algum problema de regra de negócios ou algo do tipo? Essa minha lógica está correta também? Ele roda direitinho, das os valores corretos. Eu mudei o numero de tentativas inicial para 0 e mudei o marcador tentativas++ para ser o primeiro a ser executado dentro do while em vez de ser executado só se a resposta for errada.

alert('Boas vindas ao jogo do número secreto');
let numeroSecreto = 8;
console.log(numeroSecreto);
let chute;
let tentativas = 0;

//enquanto o chute não for igual ao número secreto
while (chute != numeroSecreto) {
    tentativas++;
    chute = prompt('Escolha um número entre 1 e 10');
    // se chute for igual ao número secreto
    if (chute == numeroSecreto) {
        alert(`Isso ai! Você descobriu o número secreto ${numeroSecreto} com ${tentativas} tentativas.`);
    } else {
        if (chute > numeroSecreto) {
            alert(`O número secreto é menor que ${chute}`);
        } else {
            alert(`O número secreto é maior que ${chute}`);
        }       
    }
}
1 resposta
solução!

Olá, Rodrigo! Como vai?

Sua variação do código não apresenta problemas de execução.

No código original proposto na aula, a variável tentativas inicia com o valor 1, pois já considera a primeira tentativa que o jogador faz. O incremento tentativas++ é realizado dentro do bloco else, ou seja, apenas quando o jogador erra o número secreto. Isso significa que o contador de tentativas aumenta a cada erro do jogador.

Na sua variação, você inicia tentativas com 0 e realiza o incremento tentativas++ antes do prompt, dentro do while, ou seja, a cada ciclo do loop, independente do jogador acertar ou errar. Isso significa que o contador de tentativas aumenta a cada tentativa do jogador, seja ela correta ou não. Como o código é encerrado após o jogador acertar o número secreto, tanto a sua maneira de contar as tentativas quanto a maneira propostas inicialmente funcionam!

Espero ter ajudado. Fico disponível para auxiliar quando precisar!

Até logo.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!