Boa tarde Logan.
Entendi a sua dúvida, desde já peço desculpa por não ter sido tão pontual nessa questão.
Para a sua pergunta: "Mas qual seria a diferença de não declarar nenhuma variável como mostra no segundo código que anexei?" a diferença seria que, quando declaramos o let
antes da variável, você apenas poderá utilizá-la dentro do "bloco" onde foi criada, e caso você não declare nada, essa variável vai ser acessível em todo o seu código, abaixo segue um exemplo.
for (let i = 0; i < 2; i++) {
let palavras = ["Dia", "programar", "javascript", "de"]
console.log(palavras)
}
console.log(palavras)
Ao executar esse código, a estrutura de repetição for
vai fazer com que o console.log
, localizado dentro dela, mostre a lista de palavras duas vezes, porém, quando o código tenta rodar o outro console.log
, localizado fora da estrutura de repetição, aparece um erro que diz que a variável não foi definida, pois como foi definida dentro do bloco for
, ela existe apenas nele.
Caso essa variável tivesse sida criada sem a declaração do let
no início, o erro não aconteceria, pois ela não seria considerada uma variável de bloco e sim global, dessa forma, podendo ser utilizada em qualquer lugar do código.
Com base em tudo o que comentei, podemos concluir que a utilização ou não do let no caso que você apresentou não vai afetar o seu programa, entretanto, no mundo da programação existem o termo "boas práticas da programação", que nada mais é do que um conjunto de instruções e formatações que devem ser seguidas para que o seu programa seja de boa qualidade, e usar as declarações no JavaScript entra nessa boas práticas.
Espero que eu tenha conseguido esclarecer os seus pontos de dúvidas, e retorno a dizer que, se ainda tiver dúvidas em relação a este tópico, estarei à disposição. Abraços e bons estudos!