Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] [Dúvida] Inicialização variável Questão 9

Eu estou trabalhando no validador de alternativa na questão 9, mas eu fiquei curioso para saber o motivo de quando eu inicializo a variável palpite como '' ela não cair no while. Eu precisei inicializar palpite = 'F' para funcionar, mas isso me parece tão errado, embora funcional.

gabarito = ['D','A','C','B','A','D','C','C','A','B']
resposta = []
alternativas = 'ABCD'

for i, pergunta in enumerate(gabarito):
  palpite = ''
  while palpite not in alternativas:
    palpite = input(f'Qual seu palpite para a {i+1}° pergunta? A-B-C-D?')
  resposta.append(palpite)
1 resposta

Oi, João! Tudo bem?

O problema ocorre pois palpite é inicializado como uma string vazia '', entretanto temos que atribuir algum valor à variável para que ela consiga ser analisada pelo loop while, podendo assumir até mesmo um espaço em branco como valor, porém não estando vazia.

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida em relação ao curso ou atividade, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓