2
respostas

[Dúvida] DÚVIDA - GIT NA ÁREA DE TRABALHO

Pessoal, criei meu documento Readme.md conforme a Rafaella ensina, porém, ao clicar com o botão direito no arquivo e clicar com o botão direito, não aparece "Git Bast Here". E outra dúvida é: Fiz o download do GIT mas ele não aparece na minha área de trabalho, é normal isso? Além disso, o arquivo que ela criou e foi direto para a pasta "ProjetoGIT", eu fiz a mesma coisa git init, mas na minha pasta não foi criado nenhum arquivo. Desculpem minhas dúvidas, mas é que sou extremamente iniciante no assunto.

2 respostas

Oi Anderson!

Isso pode acontecer se o Git Bash não foi integrado corretamente ao menu de contexto do Windows. Durante a instalação do Git, há uma opção para adicionar o Git Bash ao menu de contexto. Se você não marcou essa opção, pode reinstalar o Git e garantir que essa opção esteja selecionada. Outra alternativa é abrir o Git Bash manualmente e navegar até o diretório do seu projeto usando o comando cd caminho/do/seu/projeto.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quanto ao erro na área de trabalho, isso acontece porque o Git é uma ferramenta de linha de comando, então ele não cria um atalho na área de trabalho como alguns programas fazem. Você pode acessá-lo através do Git Bash ou do terminal do seu sistema operacional.

Por fim, o comando git init cria um diretório oculto chamado .git dentro da pasta do seu projeto. Ele não cria um arquivo visível. Somente se habilitar no Windows 11 é possível visualizar esses arquivos ocultos.

Para fazer isso se for win 10, abra o Explorador de Arquivos, clique na opção "Exibir" na barra de ferramentas, marque a caixa "Itens ocultos", clique no botão "Opções", na guia "Modo de Exibição" marque a opção "Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultos", e então clique em "Aplicar" e depois em "OK". Agora, você poderá ver os arquivos e pastas ocultos no seu sistema.

Mas no Win11, é só esses passos:

Habilitando a opção de visualizar itens ocultos

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Sucesso

Muito obrigado. Consegui localizar aqui.