Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Dúvida: Gerente de Projetos, Scrum Master, P.O. - Tecnologia e outras áreas

Olá, Minha dúvida é em relação a ao papel do Scrum Master. Eu sou publicitária, não sou da área de tecnologia, mas este curso é importante para mim, pois cada vez mais as agências de publicidade estão adotando os métodos ágeis e exigindo profissionais que tenham conhecimento disso.

Comecei na publicidade como Atendimento, depois fui indo pra área de tráfego e gerenciamento de projetos. Fazendo uma comparação com o Scrum, entendo que o P.O seria correspondente ao que chamamos de Atendimento em publicidade, que é quem fala com o cliente e entende de negócios. Já o Scrum Master, eu estava entendendo que seria correspondente a essa pessoa de tráfego/projetos, estou entendendo certo? Pois pelo menos nessa explicação que vi, deu a entender que outras pessoas do time poderiam ser o Scrum Master...isso me confundiu, pois me pergunto onde eu me encaixaria então? (eu saí da área de atendimento justamente por não curtir essa parte de "negócios", eu gosto de acompanhar os projetos).

Outra questão é o seguinte, caso eu faça esse curso todo e queira mudar de área, ir pra área de tecnologia e sair da publicidade. Seria possível? Ou geralmente o P.O e Scrum Master que trabalham nesse ramo, também são programadores/desenvolvedores e entendem detalhes do processo de desenvolvimento e tal?

Minhas perguntas ficaram um pouco longas...mas é isso!

1 resposta
solução!

Olá, Mayra. Tudo bem?

Quero contribuir com a discussão e trouxe este material sobre Papéis do Scrum que pode ajudar.

Nele há um conceito que você já viu, mas explicado de outra forma por outro instrutor.

Eu não tenho muita experiência na área de publicidade, porém, a analogia que você fez com o Atendimento me parece fazer sentido sim. Essa parte de negócios está mais a cargo do P.O.

Sobre a transição de carreira: SIM! Atualmente a área de T.I recebe muitos profissionais que transicionaram de carreira, no caso de Agilistas (papéis do Scrum, etc) é importante que haja uma atuação na área de T.I como um todo.

Há sim casos em que um Scrum Master pode ser, por exemplo, um Desenvolvedor que desejou seguir este fluxo, ou alguém mais voltado à negócios que gosta de Agilidade. Em ambos os casos, como em qualquer área, exige estudo, há a possibilidade de certificações e afins. :)

Desde já, desejo boas-vindas a este mundo de possibilidades e te convido a explorar a escola de Inovação e Gestão e encontrar a formação que faça mais sentido pra você!

Bons estudos!

Mayra, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software