Se eu mostrar duas versões do produto pra cada um dos participantes e perguntar a ele qual das duas opções ele prefere e o porquê ainda seria um Teste AB?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Se eu mostrar duas versões do produto pra cada um dos participantes e perguntar a ele qual das duas opções ele prefere e o porquê ainda seria um Teste AB?
Olá, Walace!
No cenário que você descreveu, onde você mostra as duas versões para cada participante e pergunta qual eles preferem, você está adicionando um elemento qualitativo à sua pesquisa. Isso não é necessariamente "errado", mas é importante notar que isso não é um Teste A/B puro. Em um Teste A/B tradicional, você não perguntaria diretamente aos usuários qual versão eles preferem. Em vez disso, você observaria suas interações e comportamentos para determinar qual versão é mais eficaz.
Por exemplo, se você estiver testando duas versões de um site de comércio eletrônico, você poderia dividir seu tráfego de modo que metade dos visitantes veja a versão A e a outra metade veja a versão B. Você poderia então coletar dados sobre coisas como a taxa de conversão, o tempo gasto na página, a taxa de rejeição, etc. para determinar qual versão é mais eficaz.
Se não me falha a memória, pessoal chama o que você mencionou de "Teste de preferência".
Espero ter ajudado e bons estudos!
Entendido, muito obrigado!