Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Dúvida do sorteador de números

Olá turma da Alura. Estou com duas dúvidas relacionadas ao sorteador de números.

Primeira dúvida: Se eu colocar uma quantidade maior que o intervalo de números eu provoco um erro. Existe alguma função que bloqueia ou avise o usuário que os valores inseridos não são permitidos?

Exemplo: Quantidade = 10; De = 9; Até = 2.

Segunda dúvida: Como realizar uma quebra de texto no campo de números sorteado? Se a quantidade de números sorteados for muito grande, a imagem da lateral direita se desloca e dependendo da quantidade de número ela até some da tela.

1 resposta
solução!

Olá Aurélio,

Vamos por partes para resolver suas dúvidas sobre o sorteador de números.

Primeira dúvida:

Para evitar que o usuário insira uma quantidade maior que o intervalo de números, você pode implementar uma validação no seu código. Uma maneira de fazer isso é utilizando uma estrutura condicional para verificar se a quantidade é maior que o intervalo permitido e, caso seja, exibir uma mensagem de alerta para o usuário. Aqui está um exemplo em JavaScript:

function validarEntrada(quantidade, de, ate) {
    if (quantidade > (de - ate + 1)) {
        alert("A quantidade de números não pode ser maior que o intervalo.");
        return false;
    }
    return true;
}

// Exemplo de uso
let quantidade = 10;
let de = 9;
let ate = 2;

if (validarEntrada(quantidade, de, ate)) {
    // Código para realizar o sorteio
} else {
    // Código para tratar o erro
}

Segunda dúvida:

Para realizar uma quebra de texto no campo de números sorteados, você pode usar CSS para garantir que o texto seja quebrado corretamente e não afete o layout da página. Uma maneira de fazer isso é utilizando a propriedade word-wrap ou word-break. Aqui está um exemplo:

<style>
  .resultado {
    word-wrap: break-word; /* Ou use word-break: break-all; */
    width: 100%; /* Ajuste conforme necessário */
  }
</style>

<div class="resultado">
  <!-- Exemplo de números sorteados -->
  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20
</div>

Isso garantirá que os números sorteados sejam quebrados em várias linhas, se necessário, evitando que a imagem da lateral direita se desloque ou suma da tela.

Espero ter ajudado e bons estudos!