2
respostas

[Dúvida] Dúvida do Prompt de comando do windows

A imagem é o erro em questão Queria saber como que eu conseguiria arrumar na hora do código no prompt do windows. Estou começando no curso de C. Algumas letras não aparecem devido aos acentos nelas e nem símbolos consigo usar. Já testei todas as alternativas que vi pelo fórum, da internet e nada muda. Como que altera isso? Eu uso o Visual Studio Code de programa.

2 respostas

Oi, oi Eduardo! Tudo bem?

Geralmente, alguns editores aceitam apenas incluir a biblioteca locale.h e uma linha no nosso programa assim setlocale (LC_ALL, "portuguese");. Um exemplo de aplicação segue abaixo:

#include <stdio.h>
#include <locale.h>

int main()
{
  setlocale (LC_ALL, "portuguese");

printf("Olá mundo\n\n");

return 0;
}

Como está utilizando o Visual Studio Code, precisamos de mais algumas configurações. Deixo os outros passos que precisamos seguir abaixo.

No seu teclado você irá pressionar Ctrl+Shift+P. A seguinte tela irá aparecer:

Imagem do Visual Studio Code com tela que aparece quando digitamos Ctrl+Shift+P com destaque em vermelho Digite "Alterar Codificação do Arquivo" (em inglês será "Change File Encoding"): Imagem do Visual Studio Code com a opção Alterar Codificação do Arquivo com destaque em vermelho Após clique em "Salvar com Codificação" (em inglês "Save with Encoding") Imagem do Visual Studio Code com a opção Salvar com Codificação com destaque em vermelho

Depois clique em "Westem (ISO 8859-1)" Imagem do Visual Studio Code com a opção Westem (ISO 8859-1) com destaque em vermelho

Com isso conseguimos fazer com que os caracteres apareçam da forma correta.

Já tentou dessa forma? Veja se dá certo aí.

Estou à disposição :)

Boa tarde. Testei aqui como você mostrou nas imagens certinho, e ainda assim não deu certo no Prompt de Comando do Windows. Ainda fica com o mesmo erro. Por outro lado, no terminal do VScode, ele funciona certinho com os acentos e símbolos. Porém na primeira aula ali que eu estava fazendo, eu estava tentando pelo prompt de comando mesmo, para pegar bem o jeito, mas lá não da certo.

Erro no prompt de comandoTerminal do VScode