10
respostas

[Dúvida] [Dúvida] Desafio: hora da prática - RESPOSTA e DÚVIDA

Ainda não sei como testar usando o VSCode. Estou aproveitando o projeto inicial e vendo os resultados no console do Chrome, seguindo a dica dos vídeos que assisti hoje. Espero em breve poder testar por um caminho mais fácil.

Eu resolvi responder tudo com as resposta em um único código, mas para a minha supresa, foi sinalizado um erro por causa da variável nome tendo sido usada por duas vezes. Questão 2 let nome = "Lua";

Questão 8 let nome = prompt("Digite o seu nome: ");

1. Mostre um alerta com a mensagem "Boas vindas ao nosso site!". alert("Boas-vindas ao nosso site!");

2. Declare uma variável chamada nome e atribua a ela o valor "Lua". let nome = "Lua";

3. Crie uma variável chamada idade e atribua a ela o valor 25. let idade = 25;

4. Defina uma variável numeroDeVendas e atribua a ela o valor 50. let numeroDeVendas = 50;

5. Defina uma variável saldoDisponivel e atribua a ela o valor 1000. let saldoDisponivel = 1000;

6. Exiba um alerta com o texto "Erro! Preencha todos os campos." alert ("Erro! Preencha todos os campos");

7. Declare uma variável chamada mensagemDeErro e atribua a ela o valor "Erro! Preencha todos os campos." Agora exiba um alerta com o valor da variável mensagemDeErro. let mensagemDeErro = "Erro! Preencha todos os campos"; alert(mensagemDeErro);

8. Use um prompt para perguntar o nome do usuário e armazená-lo na variável nome. let nome = prompt("Digite o seu nome: ");

9. Peça ao usuário para digitar sua idade usando um prompt e armazene-a na variável idade. let idade = prompt("Digite a sua idade: ");

10. Agora, caso a idade seja maior ou igual que 18, exiba um alerta com a mensagem "Pode tirar a habilitação!". if(idade >= 18){ alert("Pode tirar a habilitação!"); }

10 respostas

Boa noite @Claudio, tudo bom? para rodar códigos javascript direto pelo vsCode é necessário ter o Node instalado, daí você executa o seguinte comando:

node ./nomeDoArquivo.js

esse formato para linux/mac

node .\nomeDoArquivo.js

esse formato para windows

com isso você conseguirá executar e visualizar os console.log() diretamente no terminal do vsCode

segue o link do node.js

se preferir pode ta usando a extensao live server, e rodar o codigo diretamento no site

BOA NOITE! Rapaz, instalei esse tal "node" e o bicho me assustou ...rs. Ele fez uma chamada para um terminal do Windows e eu achei que ele seria um terminal para eu executar os programas.De repente ele chamou Powershell e ai desandou a instalar coisa KKKKKKKKK Parte boa que vi, que deve me ajudar, é "python312 v3.12.1". Segue instalando um monte de coisa. Marquei um ckeckbox que perguntava se eu gostaria que instalasse tudo e eu disse que sim. Pega nada.

JOVEM, muuuuuuuito obrigado! Quando finalizar as instalações eu vou testar.

Obrigado mesmo!

@Claudio, o Node é grande mesmo, ele faz diversas coisas, é essencial para qualquer desenvolvedor web com javascript

a dica do Ramon de usar o live server não resolveria a questão de visualizar os console.log() diretamente no terminal, teria que usar o console do navegador.

//imprimindo algo no terminal no vscode

let nome = "Claudio";
let sobrenome = "Ferreira";

console.log(`Meu nome é ${nome} e meu sobrenome é ${sobrenome}`);

terminal rodando código js

Esse é um exemplo que fiz aqui rodando o código usando o node

Um adendo importante, os alerts só podem ser interpretados no lado cliente, rodando no navegador mesmo.

mas caso precise receber dados do usuário e imprimir no terminal para testar é totalmente possível

Mundo novo. Tudo é novidade ...rs. Tentei abrir um terminal pelo VSCode Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeEspero acostumar com isso tudo em breve ...rs.

Achei. Mas o prompt é do Powershell Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeAgora me sinto em casa. Vou testar.

Mais uma vez, obrigado! Se eu me tornar desenvolvedor, vou sempre lembrar dessas ajudas!

Cláudio.

Tentativas, erros e FALTA DE ATENÇÃO!!! Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade :) Simbora!

Claudio.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

instala a extensão para deixar o vscode em português caso prefira, ajuda a encontrar as consigurações mais facilmente

é isso aí

Show! O que eu curto mesmo é DEBUG. Depois se puder dar dica de qual você acha melhor, é ótimo. Eu não consigo usar do Powershell e não achei nenhum quando usava VBScript. Eu usava a janela do VBA (Office). Foi o que sempre me ajudou a encontrar as cagadas dos meus scripts.