1
resposta

[Dúvida] Dúvida desafio: hora da prática

Olhando o primeiro exercício onde eu preciso colocar sábado e domingo, como eu faria para colocar todos os tipos de escrita dos dias do fim de semana para que fique correto? Como por exemplo, eu colocar 'sabado' mas o usuário digitar 'Sábado' ou até mesmo 'SÁBADO' com letras maísculas, como faço para incluir todas essas formas de digitar para um mesmo resultado já que na variável delimitados um conteúdo apenas.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Leonardo, como vai?

Dentro do contexto desse exercício, o foco principal é realmente normalizar apenas a caixa do texto, ou seja, garantir que não haja diferença entre maiúsculas e minúsculas no momento da comparação. Isso já resolve a maior parte dos casos de digitação.

Um exemplo aplicado ao desafio seria assim:

let dia = prompt("Qual é o dia da semana?");
dia = dia.toLowerCase();

if (dia === "sábado" || dia === "domingo") {
  alert("Bom fim de semana!");
} else {
  alert("Boa semana!");
}

Dessa forma, se a pessoa digitar “Sábado”, “SÁBADO” ou “Domingo”, tudo será convertido para minúsculo antes da verificação, mantendo apenas uma forma de comparação na variável.

Sobre a remoção de acentos, isso já envolve um tratamento um pouco mais avançado e não é uma exigência do exercício, mas é interessante conhecer. A ideia é “padronizar” o texto para que “sabado” e “sábado” sejam entendidos como iguais.

Um exemplo de como fazer seria:

let dia = prompt("Qual é o dia da semana?");

dia = dia
  .toLowerCase()
  .normalize("NFD")
  .replace(/[\u0300-\u036f]/g, "");

if (dia === "sabado" || dia === "domingo") {
  alert("Bom fim de semana!");
} else {
  alert("Boa semana!");
}

Aqui acontece primeiro a conversão para minúsculas. Depois, o normalize("NFD") separa as letras dos acentos e o replace remove esses acentos da string.

Para o desafio proposto, apenas o uso do toLowerCase() já atende bem ao objetivo de praticar condicionais e concatenação, mantendo a solução mais simples e alinhada ao nível da atividade.

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado