1
resposta

[Dúvida] DÚVIDA | DESAFIO 2 | QUESTÃO 3 Pontuação do jogo

Olá, fiquei com dúvidas nessa questão, pois na resposta do instrutor foi usado console.log para esta questão. Minha resposta está errada? Se sim, Gostaria de saber quando devo usar o console.log , para mim, nesta questão, não me pareceu adequado usar.

3- Crie um sistema de pontuação para um jogo. Se a pontuação for maior ou igual a 100, mostre "Parabéns, você venceu!". Caso contrário, mostre "Tente novamente para ganhar."

let pontuacao = prompt('Qual sua pontuação?');

if(pontuacao >= 100) {
alert('Parabéns! Você venceu');
} else {alert('Tente novamente para ganhar');}

1 resposta

Oi, Raquel, tudo bem?

Parabéns pela sua resolução! Sua lógica está perfeita e a solução com alert() funciona e atende ao que o desafio pede. Sua resposta não está errada.

A principal diferença entre eles é o propósito:

• alert(): Exibe uma caixa de diálogo (um pop-up) para o usuário final. Ele interrompe a execução do código na página até que a pessoa clique em "OK". É útil para dar avisos diretos e simples.

• console.log(): Exibe informações no console do desenvolvedor (que você pode abrir com a tecla F12 no navegador). Ele não interfere na experiência do usuário e é a ferramenta principal que usamos para depurar o código, ou seja, para testar valores de variáveis e entender o que está acontecendo "nos bastidores" da aplicação.

Para este exercício, ambas as formas são válidas. O instrutor provavelmente usou o console.log() para já ir acostumando você com a ferramenta que mais utilizará no seu dia a dia como desenvolvedora.

Sua iniciativa de questionar o porquê de cada comando é o que diferencia ótimos desenvolvedores. Continue assim!

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade