3
respostas

[Dúvida] Dúvida de iniciante no primeiro desafio do curso Lógica de programação: mergulhe em programação com JavaScript

Quando estava a resolver o "Desafio: hora da prática" montei o código segundo as instruções e quando fiz refresh na página, apenas aparecia o primeiro alert de boas vindas e de seguida dava erro no console, não estava a perceber o que estava mal, então fui comparar com a solução do instrutor e confirmei que a minha estava exactamente igual, depois no Visual Studio reparei que me estava a dar erro na variavel "nome" e idade" e aí mudei as duas para name e age e quando fiz refresh novamente já funcionou. Mas a curiosidade aqui é que nas linhas de prompt ficou na mesma "nome" e "idade". Alguém me consegue explicar o que se passou aqui? ou é algo normal de acontecer? Obrigado desde já se alguém conseguir ajudar.

3 respostas

posta seu codigo?

Alisson este foi o que deu certo:

alert('Bem-vindo ao nosso site!'); let name = "Lua"; let age = 25; let numeroDeVendas = 50; let saldoDisponivel = 1000; alert('Erro! Preencha todos os campos'); let mensagemDeErro = 'Erro! Preencha todos os campos'; alert(mensagemDeErro); let nome = prompt('Digite o seu nome'); let idade = prompt('Digite a sua idade'); if (idade >= 18) { alert('Pode tirar a habilitação!'); }

Este foi o que estava a dar erro (erro: Cannot redeclare block-scoped variable 'idade'.ts(2451)) alert('Bem-vindo ao nosso site!'); let nome = "Lua"; let idade = 25; let numeroDeVendas = 50; let saldoDisponivel = 1000; alert('Erro! Preencha todos os campos'); let mensagemDeErro = 'Erro! Preencha todos os campos'; alert(mensagemDeErro); let nome = prompt('Digite o seu nome'); let idade = prompt('Digite a sua idade'); if (idade >= 18) { alert('Pode tirar a habilitação!'); }

opa fala Miguel tudo bem? se tu reparar a stack do teu erro, ta dizendo que a variavel idade foi declarada 2 vezes dentro do scopo, para resolver teu erro, seu codigo ficaria mais ou menos assim.

alert('Bem-vindo ao nosso site!');
let nome = "Lua";
let idade = 25;
let numeroDeVendas = 50;
let saldoDisponivel = 1000;

if (nome === "" || idade === "") {
  alert('Erro! Preencha todos os campos');
} else {
  alert('Seu nome é: ' + nome);
  alert('Sua idade é: ' + idade);

if (idade >= 18) {
    alert('Pode tirar a habilitação!');