Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

[Dúvida] Dúvida das palavras ditas que não conheço

Como sou surdo, estou acompanhando por legendas nos vídeos. Tem umas palavras que não entendi direito.
O que quer dizer com imagem bulto? Quis dizer imagem bruto, acredito que foi um erro de digitação?
E outro, o que quis dizer com ifim? Vi disser várias vezes, mas nunca vi a palavra antes nem encontro no dicionário. Se refere a algum comando?

2 respostas

Oii, Vinícius. Tudo bem?

Entendo perfeitamente como as legendas podem gerar confusões, especialmente com termos técnicos.

Esclarecendo os termos:

A transcrição correta para o que você ouviu é:

1. Imagem do Ubuntu: Onde você leu "bulto" ou "bruto", o instrutor se referia ao Ubuntu, que é uma distribuição do sistema operacional Linux muito utilizada.
  2. Hífen: Onde apareceu "ifim", a palavra correta é hífen (o sinal gráfico -). No Docker, usamos o hífen para indicar parâmetros, como no comando -it.

Resumo: Interagindo com Containers:

Pra facilitar seu estudo, aqui tá um resumo estruturado do que foi abordado no vídeo:

1. Entrando em um Container Ativo

Quando um container já está rodando (como aquele com o comando sleep 1d), usamos o comando:
docker exec -it [ID_OU_NOME] bash

• -i (Interativo): Mantém a entrada aberta para você digitar.
  • -t (TTY): Disponibiliza um terminal para a interação.
  • bash: É o interpretador de comandos que queremos usar dentro do container.

2. Pausar versus Parar

Existe uma diferença importante na gestão dos processos:

• Stop (docker stop): Finaliza os processos. Ao iniciar novamente (docker start), o tempo de execução dos processos é zerado.
  • Pause (docker pause): Congela o container. Os processos ficam suspensos, mas não são encerrados. Ao usar o unpause, eles continuam exatamente de onde pararam.

3. Isolamento e Persistência

Um ponto fundamental é o isolamento:

• Arquivos criados dentro do container não aparecem na sua máquina real.
  • Se você remover o container (docker rm --force), os arquivos criados nele são apagados. Para evitar isso, no futuro você estudará sobre volumes.

4. Criar e acessar imediatamente

Se você deseja criar o container e já entrar nele, pode usar:
docker run -it ubuntu bash

Se você sair desse terminal (usando exit ou Ctrl + D), o container para de rodar, pois o processo principal foi encerrado.

Dica para acompanhar as aulas

Além das legendas, recomendo que você utilize a Transcrição Completa. Na plataforma da Alura, logo abaixo do vídeo, existe uma parte específica chamada Transcrição.

O texto nessa aba costuma ser mais fiel ao conteúdo técnico e ajuda a evitar termos incorretos como "bulto" ou "ifim".

Espero que essa explicação ajude.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Eu não consegui entender a sua resposta longa. Por que um tópico de passos numerados como resposta? O que isso tem relação com a minha dúvida? O que me ajudou a sanar a dúvida é a correção das palavras que apareceram nas legendas como bulto para Ubuntu e ifim para hífen.

Entretanto, eu não gostaria de ler as transcrições pq preciso acompanhar os vídeos mostrando as práticas reais, exemplos práticos, resultados visuais. Eu prefiro assistir com legendas, eu assisto no YouTube sempre com legendas e não há transcrições separadas. Além disso, eu percebi que esses erros de legendagem são por fonética e não por digitação, já indica que provavelmente foi feita a legendagem por IA. Eu, como surdo, não tenho como adivinhar os erros de palavras por fonética pois não sou acostumado a ouvir pronúncias, portanto eu consigo entender apenas por erros de digitação, de teclado convencional ou de comer algumas letras. Por isso, esse tipo de erro me gera mais dúvida e requer ajudas.