2
respostas

[Dúvida] Dúvida da aula 4 (Boas práticas no Card Sorting)

Olá, tudo bem?

Vocês poderiam tirar algumas dúvidas minhas?

Eu estou com algumas dúvidas sobre a dica número 3 da aula de Boas Práticas no Card Sorting.

Quais as chances da pessoa perceber que um item pode se encaixar em mais de uma categoria ao mesmo tempo? Quais os fatores que podem contribuir para que isso aconteça?

Eu imagino que um dos fatores que podem contribuir para isso são: a quantidade de cartões e categorias que serão usadas. Porém, não tenho certeza.

E o que pode ser feito caso isso aconteça?

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
2 respostas

Olá, estudante, como vai?

É bastante comum que, durante o card sorting, uma pessoa perceba que um mesmo item pode se encaixar em mais de uma categoria. Isso ocorre porque as categorias são construções mentais e, portanto, não possuem fronteiras fixas. Em outras palavras, cada participante tende a interpretar o conteúdo de acordo com sua própria experiência, linguagem e modelo mental.

Alguns fatores podem aumentar essa ocorrência. Um deles, como você mencionou, é a quantidade de cartões e categorias disponíveis, quanto maior a variedade de itens, mais sobreposição pode surgir. Além disso, a ambiguidade nos nomes dos cartões ou descrições pouco claras também podem levar a diferentes interpretações. Por exemplo, um cartão chamado “Consulta veterinária” pode ser agrupado tanto em “Serviços” quanto em “Saúde”, dependendo de como a pessoa entende o termo.

Quando isso acontece, o ideal é observar esses casos com atenção e analisá-los qualitativamente. Entender por que um item foi colocado em mais de um grupo pode revelar nuances importantes sobre a percepção das pessoas usuárias. Em alguns casos, vale revisar os nomes dos cartões ou das categorias para deixá-los mais específicos. Outra boa prática é complementar o card sorting com entrevistas curtas, pedindo que a pessoa explique o motivo de suas escolhas, isso ajuda a interpretar melhor os resultados.

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Obrigado!

Me ajudou muito.