Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Dúvida configuração Linux

Prezados,

Estou configurando minha máquina virtual passo a passo conforme a aula, mas chegou nesse momento de configuração de rede e não está igual do professor, o meu está "continue without network", sendo que eu coloquei a opção de rede no início conforme explicado na aula. Não sei o porquê dessa diferença. E não trouxe um endereço de ip para minha máquina. Não sei o que fiz de errado, e também não sei como arrumar. Alguém pode me ajudar, por favor?

![] Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade !

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Olá, Jéssica.

Tudo bem?

Pelo que você descreveu e pela imagem que você compartilhou, parece que a sua máquina virtual não está conseguindo obter um endereço IP automaticamente via DHCP, o que é necessário para a configuração de rede durante a instalação do Linux.

Aqui estão alguns passos que você pode seguir para tentar resolver esse problema:

  1. Verifique as Configurações de Rede da Máquina Virtual:

    • Certifique-se de que a configuração de rede da sua máquina virtual está correta. Como mencionado nas instruções da aula, você deve ter configurado a rede em "Modo de Ponte" (Bridge Mode). Isso permite que a máquina virtual apareça como um dispositivo independente na sua rede local, o que facilita a obtenção de um endereço IP.
  2. Reiniciar o Serviço de Rede na Instalação:

    • Na tela que você está (conforme a imagem), tente selecionar a interface de rede (enp0s3) e veja se há opções para reativar ou reconfigurar a interface. Isso pode forçar o sistema a tentar obter um endereço IP novamente.

Se após essas verificações o problema persistir, recomendo revisar e refazer as etapas da configuração de rede da aula.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

Boa noite!

Fui revisar as configurações de rede e o modo ponte estava certo, coloquei corretamente. Porém, naquela opção abaixo eu mudei, e escolhi a primeira opção ("Intel...), antes estava realtek, e agora a máquina virtual encontrou o endereço de IP. Obrigada.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software