1
resposta

[Dúvida] [Dúvida] Como vocês recomendam seguir o curso.

Olá a todos, meu nome é Arthur, sou de Campinas/SP. Sempre tive muita vontade de iniciar na programação. Quando era mais novo fiz um curso técnico de Mecatrônica, onde pude conhecer um pouco e até que gostei bastante, mas acabei indo para outro caminho na graduação, fiz Engenharia Civil e trabalho com construção civil (nada a ver com programação kkkk). Estou hoje aqui, na Alura, para aprender algo novo e quem sabe iniciar uma carreira mais para frente.

Gostaria de perguntar qual o melhor caminho (segundo a opinião de vocês) para seguir as aulas do curso Iniciante em Programação. Devo assistir todos os vídeos e depois tentar replicar o que o professor fez? Eu sempre tive o costume de ir fazendo as coisas junto com o professor, mas querendo ou não, assim eu "acabo" copiando um pouco... O que vocês acham??

Obrigado :)

1 resposta

Fala Arthur, tudo certo!

Também sou Arthur de Campinas/SP hahaha! Pra iniciar, nós recomendamos a formação iniciante em programação, que tem conteúdos sobre lógica de programação, linguagens como HTML/CSS e JavaScript e ferramentas como o Git e Linux. Sobre como estudar, não existe uma resposta certa ou errada; existem pessoas que absorvem melhor o conteúdo assistindo às aulas e apenas depois de assistidas, desenvolvendo o projeto. Já outras absorvem melhor fazendo ao mesmo tempo que a pessoa instrutora.

O que eu poderia indicar para você é analisar, dentro do seu dia a dia estudando, se está funcionando para você acompanhar os códigos conforme eles são modificados nas aulas, e testar assistir às aulas e escrever o código posteriormente, voltando aos vídeos quando for necessário para relembrar alguma coisa. Assim, você vai conhecer melhor sobre como você aprende e aumentar sua produtividade nos estudos! (se quiser conhecer mais sobre como nosso cérebro aprende indico o curso aprender a aprender que é muito legal!)

Por fim, caso você sinta que a sua maneira de estudar é, sim, acompanhando às aulas como elas acontecem e se sentir copiando muito, uma estratégia interessante é aplicar os conhecimentos das aulas em um projeto pessoal seu, para desenvolver algo parecido com o mostrado em aula! Inclusive, adoraríamos se compartilhasse com a gente aqui no fórum!

Bem vindo, você pode contar com o fórum sempre que tiver uma dúvida, ou quiser compartilhar seus projetos!

Um grande abraço e bons estudos!