Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Dúvida | Como funciona essa padronização no dia a dia?

Oi, pessoal! Espero que estejam bem!

Estou começando a estudar dados agora, mas fiquei com uma dúvida relacionada a modelagem de dados no dia-a-dia de uma área de dados, utilizando problemas mais complexos. No caso da FlexEmpresa, seria uma "empresa" com uma base pequena. Sendo assim, após a construção do modelo conceitual e lógico, seria tecnicamente fácil ajustar os dados. Porém, supondo que temos uma planilha com milhares de linhas, isso não seria possível de fazer manualmente.

Minha dúvida é: no dia-a-dia existem plataformas para ajudarem com essa higienização e organização dos dados?

Abraços!

1 resposta
solução!

Boa noite Breno! Tudo bem com você?

Ótima pergunta. Sim, existem várias ferramentas e plataformas que ajudam na higienização e organização de dados, principalmente quando estamos lidando com grandes volumes. Algumas das mais populares são:

• Power Query (parte do Power BI e Excel): Essa ferramenta é excelente para manipulação de dados. Com ela, você pode realizar transformações em dados de forma visual e automatizar processos que seriam inviáveis manualmente.

• Python/R: Para quem tem um pouco de conhecimento em programação, bibliotecas como Pandas (em Python) e dplyr (em R) são poderosas para manipulação e limpeza de dados.

• Plataformas de dados em nuvem: Serviços como Google BigQuery, AWS Glue, e Azure Data Factory oferecem soluções escaláveis para processamento e limpeza de dados.

No mercado de trabalho, essas ferramentas ajudam a automatizar o processo de limpeza e organização dos dados, permitindo que você se concentre mais na análise e menos na preparação dos dados.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado