1
resposta

[Dúvida] Dúvida com a questão

Boa tarde, tenho uma dúvida com relação a resposta da seguinte questão:

“Alexandra ama jogar nas suas horas vagas, os seus jogos preferidos são os que apresentam história. Recentemente, ela descobriu que um novo jogo nesse estilo foi lançado e que poderia utilizá-lo gratuitamente. Sem pensar duas vezes, Alexandra realizou o download dele e o jogou por horas seguidas.”

Por mais que não aja um pagamento aqui, sabemos que a obtenção de um jogo, seja ele gratuito ou não segue um fluxo muito parecido (isso levando em consideração um jogo em alguma plataforma de venda de jogos), mesmo nesses casos ela é apenas uma usuária?

Fiquei com essa dúvida, ela continua não sendo a cliente por mais que toda a rotina seja muito semelhante com a de uma compra normal de um jogo?

Não sei se ficou clara a pergunta, rs :d

1 resposta

Olá, Bruno! Tudo bem?

Vou tentar te auxiliar a esclarecer sua dúvida, certo?

No contexto de UX Design, a pessoa usuária e a pessoa cliente podem ter significados diferentes, embora em alguns casos possam ser a mesma pessoa. A pessoa usuária é aquela que interage diretamente com o produto, serviço ou sistema, enquanto a pessoa cliente é a que adquire o produto, serviço ou sistema, geralmente através de uma transação comercial.

No caso da Alexandra, ela é considerada uma usuária, pois ela está interagindo diretamente com o jogo, que é o produto em questão. Ela realiza o download do jogo e o utiliza, portanto, ela é uma usuária.

No entanto, ela não é considerada uma cliente no contexto desta questão, pois ela não realizou uma transação comercial para adquirir o jogo. O jogo foi oferecido gratuitamente, portanto não houve uma compra. Mesmo que o processo de obtenção do jogo seja semelhante ao de uma compra (por exemplo, talvez ela tenha que criar uma conta na plataforma de jogos, fazer o download, etc.), a ausência de uma transação comercial significa que ela não é uma cliente neste contexto, ok?

E se tiver qualquer pergunta, estou aqui para auxiliar!

Abraços e até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software