Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] duvida cardinalidade 1:1

Boa noite Pessoal! estou fazendo uma modelagem, e estou em duvida com relação a cardinalidade entre CLIENTE e ENDEREÇO_CLIENTE, utilizei uma tabela para o endereço dos clientes pra facilitar no banco de dados, a cardinalidade seria 1:1 para o cliente 1:1 para o endereço ou seria 1;1 para o cliente e 1:n para endereço???

na minha visão faz mais sentido ser 1:1 1:1, e se caso for, como representar no modelo fisico? não acho a opção!!

(https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/1423585/8ffa7171-f867-4115-84ba-7704bd8000fe.png)

como pode ver só tem a opção 1:1 para cliente, para endereço do cliente não

1 resposta
solução!

Olá, Giulia! Como você está?

Entendo a confusão em definir as cardinalidades. É um assunto super complexo! Você está indo no caminho certo :)

Nesse caso que você trouxe, a cardinalidade cliente - endereço pode ser representada como 1:n. Isso significa que cada cliente possui apenas um endereço, mas um endereço pode estar associado a vários clientes. Imagina se você tem clientes da mesma família, ou amigos que dividem apartamento? Esses endereços precisariam se repetir em seu banco de dados, em mais de um cliente.

Na imagem que você compartilhou, a tabela ENDERECO_CLIENTE está com a cardinalidade limitada, pois a conexão é uma chave estrangeira. Nas FKs, é comum que a cardinalidade 1:1 não seja aceita - caso duas tabelas tenham apenas uma referência à mesma linha, seria melhor juntar essas tabelas em uma só. Você poderá entender melhor sobre isso quando chegar no curso sobre normalização de banco de dados.

Giulia, se tiver mais alguma dúvida, fico à disposição.

Grande abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!