Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Dúvida busca de dados

Olá.

Estou fazendo a formação de front-end, html, Java Script.

Estou iniciando este curso e aplicando em um projeto que tenho desenvolvido.

Sou iniciante e estou desenvolvendo um site com php e usando os conhecimentos dos cursos da Alura qur já fiz de html e php.

Minha dúvida é, tenho feito consultas sql para trazer dados do banco para as views com php.

Poderia também desenvolver APIs em Java Script para buscar dados?

gostaria de saber qual a manrira mais usual para entender as práticas utilizadas.

agradeço.

3 respostas
solução!

Olá Ricardo!

Que legal que você está aplicando seus conhecimentos em um projeto pessoal! É sempre muito importante praticar o que aprendemos.

Respondendo à sua pergunta, sim, é possível desenvolver APIs em JavaScript para buscar dados. Na verdade, é uma prática muito comum no desenvolvimento web.

A escolha entre utilizar consultas SQL ou APIs em JavaScript para buscar dados depende do contexto do seu projeto. Se você já está utilizando PHP e SQL para buscar dados, pode ser mais fácil continuar utilizando essa tecnologia. Mas se você pretende desenvolver uma aplicação mais complexa, com muitas requisições assíncronas e interações em tempo real, pode ser mais interessante utilizar APIs em JavaScript.

Para entender melhor as práticas utilizadas, sugiro que você pesquise mais sobre APIs RESTful e AJAX, que são tecnologias muito utilizadas para buscar dados em aplicações web. A Alura tem cursos específicos sobre esses temas, que podem te ajudar a entender melhor como utilizar essas tecnologias.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Perfeito Renan

Vou continuar o curso que estou fazendo e a formação Desenvolva aplicações Web com JavaScript no site da Alura, pois em breve chegarei no curso que trata sobre requisições e acredito que irei saber como aplicar melhor. Acredito que dentro de meu projeto vou poder deixar o que já fiz com PHP funcionando e agregar funcionalidades com JS a medida que for entendendo melhor e souber aplicar as tecnologias. Eu acredito que posso unir PHP e JS dentro da minha aplicação.

Muito obrigado pela ajuda.

Boa Ricardo! Fico feliz em ajudar. Verdade, você pode manter com o PHP que é bem comum também e enquanto isso você vai se aprofundando no JavaScript :)

Eu vou colocar esse tópico como solucionado para manter o fórum organizado. Valeu Ricardo.