Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] Duvida?

conferência:
conferênciaID
título único
data
local
tema centralID
sessãoID

participante:
participanteID
Usuarios_tipo: palestrante, ouvinte, organizadores
nome
afiliação institucional
contato_tipo(email, telefone)

sessão:
sessãoID:
conferênciaID
data e hora
subtemas
participanteID

apresentação:
apresentaçãoID
título
resumoID
duração
participanteID
materiais

Submissão:
SubmissãoID
Titulo
resumo
Data
avalição_tipo

revisores:
revisoresID
SubmissãoID
decisão
especiabilidade

Entidades Associativas

Participação
ParticipanteID
ConferenciaID
DataParticipacao

Avaliação:
SubmissaoID
RevisorID
Comentários
DataAvaliacao

Na atividade, senti um pouco de dúvida principalmente na parte de identificar os atributos e, sobretudo, nas entidades associativas, pois ainda não entendi completamente como elas funcionam. Sei que elas ajudam a resolver relacionamentos do tipo N, mas ainda tenho dificuldade para compreender exatamente como são utilizadas nesses casos.

Se possível, gostaria que explicassem um pouco esses pontos, especialmente com base nos meus erros na atividade. Eu agradeceria muito.

1 resposta

Olá, Samuel! Como vai?

Entendo que o conceito de entidades associativas pode ser um pouco confuso no início, mas estou aqui para ajudar a esclarecer isso para você.

As entidades associativas são usadas para resolver relacionamentos muitos-para-muitos (N:N) entre duas ou mais entidades em um modelo de dados. Elas servem como uma ponte que permite que cada instância de uma entidade se relacione com várias instâncias de outra entidade e vice-versa.

Vamos usar um exemplo prático baseado nos dados que você forneceu:

1. Participação: Esta é uma entidade associativa que conecta as entidades "Participante" e "Conferência". Em um cenário real, um participante pode estar associado a várias conferências, e uma conferência pode ter vários participantes. Para resolver essa relação N:N, a entidade "Participação" é criada com as chaves estrangeiras "ParticipanteID" e "ConferenciaID". Isso permite registrar cada instância de participação de um participante em uma conferência específica.

2. Avaliação: Outro exemplo de entidade associativa entre "Submissão" e "Revisores". Um revisor pode avaliar várias submissões, e uma submissão pode ser avaliada por vários revisores. A entidade "Avaliação" resolve esse relacionamento N:N, armazenando as chaves estrangeiras "SubmissaoID" e "RevisorID", além de outros atributos relevantes como "Comentários" e "DataAvaliacao".

Para identificar atributos, é importante pensar nas características únicas e necessárias que descrevem cada entidade. Por exemplo, para a entidade "Conferência", atributos como "conferênciaID", "título único", "data", "local" e "tema centralID" são essenciais para descrever cada conferência de forma única.

Espero ter ajudado!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado