Como eu sei que estou investindo o tempo certo??, muitas vezes eu sinto que não devo parar de estudar, se possivel eu passaria o dia aprendendo sem parar :(
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como eu sei que estou investindo o tempo certo??, muitas vezes eu sinto que não devo parar de estudar, se possivel eu passaria o dia aprendendo sem parar :(
Olá, Micael. Como vai?
Essa é uma dúvida profundamente humana e muito comum entre pessoas altamente dedicadas e curiosas. O sentimento de que você nunca deve parar de estudar e o desejo de passar o dia absorvendo conhecimento sem interrupções é o reflexo de uma mente ativa, mas que pode facilmente levar à estafa mental (o famoso burnout dos estudos).
O grande segredo para saber se você está investindo o tempo certo não está na quantidade de horas que você passa olhando para uma tela ou lendo um livro, mas sim na qualidade da aplicação e no equilíbrio do seu aprendizado.
Como você está estudando o método 70-20-10 neste capítulo, podemos usar esse próprio framework como uma bússola para avaliar o seu tempo e proteger a sua saúde mental:
Se você passa o dia inteiro consumindo vídeos, leituras e teorias (os 10% do aprendizado formal) sem colocar a mão na massa, o seu cérebro entra em um estado chamado ilusão de competência. Sentimos que estamos aprendendo muito porque o fluxo de informação não para, mas o conhecimento não se fixa.
O cérebro precisa de pausas e de ócio criativo para consolidar as memórias. Estudar sem parar, ironicamente, faz com que você esqueça as coisas mais rápido.
O estudo sem um objetivo final tende a ser infinito e angustiante. Em vez de colocar como meta "estudar IA o dia todo", mude a abordagem para metas de conclusão: "Hoje o meu objetivo é terminar de estruturar um prompt de estudos específico e testá-lo". Assim que você atingir o objetivo prático, considere o dever cumprido e permita-se descansar sem culpa.
Uma reflexão importante: Aprender é uma maratona, não uma corrida de 100 metros. Cuidar do seu descanso, do seu sono e dos momentos de lazer faz parte do processo de se tornar um profissional de alta performance. Respeite os limites da sua mente!
Espero que possa ter lhe ajudado!