Como eu sei que estou investindo o tempo certo??, muitas vezes eu sinto que não devo parar de estudar, se possivel eu passaria o dia aprendendo sem parar :(
Como eu sei que estou investindo o tempo certo??, muitas vezes eu sinto que não devo parar de estudar, se possivel eu passaria o dia aprendendo sem parar :(
Olá, Micael. Como vai?
Essa é uma dúvida profundamente humana e muito comum entre pessoas altamente dedicadas e curiosas. O sentimento de que você nunca deve parar de estudar e o desejo de passar o dia absorvendo conhecimento sem interrupções é o reflexo de uma mente ativa, mas que pode facilmente levar à estafa mental (o famoso burnout dos estudos).
O grande segredo para saber se você está investindo o tempo certo não está na quantidade de horas que você passa olhando para uma tela ou lendo um livro, mas sim na qualidade da aplicação e no equilíbrio do seu aprendizado.
Como você está estudando o método 70-20-10 neste capítulo, podemos usar esse próprio framework como uma bússola para avaliar o seu tempo e proteger a sua saúde mental:
Se você passa o dia inteiro consumindo vídeos, leituras e teorias (os 10% do aprendizado formal) sem colocar a mão na massa, o seu cérebro entra em um estado chamado ilusão de competência. Sentimos que estamos aprendendo muito porque o fluxo de informação não para, mas o conhecimento não se fixa.
O cérebro precisa de pausas e de ócio criativo para consolidar as memórias. Estudar sem parar, ironicamente, faz com que você esqueça as coisas mais rápido.
O estudo sem um objetivo final tende a ser infinito e angustiante. Em vez de colocar como meta "estudar IA o dia todo", mude a abordagem para metas de conclusão: "Hoje o meu objetivo é terminar de estruturar um prompt de estudos específico e testá-lo". Assim que você atingir o objetivo prático, considere o dever cumprido e permita-se descansar sem culpa.
Uma reflexão importante: Aprender é uma maratona, não uma corrida de 100 metros. Cuidar do seu descanso, do seu sono e dos momentos de lazer faz parte do processo de se tornar um profissional de alta performance. Respeite os limites da sua mente!
Espero que possa ter lhe ajudado!