Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Duvida

Tenho uma dúvida, além de usar aspas, em que caso posso usar o parênteses.?

2 respostas
solução!

Olá, Sérgio!

Que pergunta interessante. É muito bom ver como você está atento aos detalhes da estrutura de um prompt.

Na área de dados e IA, utilizamos delimitadores para ajudar o modelo a entender onde termina a sua instrução e onde começa o dado que ele deve processar. As aspas triplas """ são excelentes para blocos de texto longos, mas os parênteses também possuem papéis importantes.

1. Instruções de formatação específica

Muitas vezes, usamos parênteses para passar uma "dica" ou uma regra rápida logo após um termo, sem precisar abrir uma nova frase.

• Exemplo: "Extraia os principais pontos negativos da resenha (máximo de 3 itens)."

2. Definição de siglas ou termos técnicos

Se você estiver trabalhando com textos muito técnicos ou siglas que a IA pode confundir, os parênteses ajudam a dar clareza.

• Exemplo: "Analise o sentimento do feedback sobre o SLA (Service Level Agreement) de entrega."

3. Delimitação de pequenos trechos ou variáveis

Embora as aspas sejam o padrão para textos, você pode usar parênteses para isolar pequenas informações dentro de uma instrução maior para que a IA não se perca.

• Exemplo: "Classifique o sentimento do texto abaixo como (Positivo), (Misto) ou (Negativo)."

4. Agrupamento em prompts complexos

Em casos de lógica mais avançada, os parênteses ajudam a organizar a hierarquia da tarefa, quase como em uma expressão matemática.

• Exemplo: "Verifique se o cliente está satisfeito com o atendimento (analise o tom de voz) e com o produto (analise as características técnicas)."

No seu dia a dia como Assistente de Logística, imagine que você recebe uma lista de ocorrências. Você poderia usar os parênteses para dar uma instrução extra: "Resuma as reclamações de atraso (focando apenas na transportadora X)". Isso ajuda a IA a filtrar o que realmente importa para você naquele momento.

Espero que isso tenha esclarecido sua dúvida. Continue explorando essas formas de refinar seus resultados.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigado pelas dicas, vou me atentar pra isso