1
resposta

[Dúvida] Dúvida

Como eu posso buscar outro arquivo sem seguir apenas o material dos pets? Gostaria de procurar arquivos sobre livros, papelaria etc. Também quero buscar referências para criar dashboards no Power BI diferentes dos que foram feitos na aula.

1 resposta

Oi, Thainá! Tudo bem?

Para explorar novos arquivos, você pode buscar conjuntos de dados públicos. O Kaggle e o Portal Brasileiro de Dados Abertos reúnem coleções amplas; se o tema for livros, por exemplo, procure por vendas, acervos de bibliotecas ou metadados de títulos.

Você também pode criar dados fictícios, com IA (como ChatGPT ou Gemini). Descreva no prompt o esquema desejado (colunas, tipos, faixas de valores e quantidade de linhas?) e peça o retorno na extensão que deseja (CSV/JSON/Excel...) . Lembre de indicar que são dados fictícios e de conferir se a estrutura atende ao objetivo da análise.

Para se inspirar em layouts e narrativas, a galeria do Power BI Community é ótima para ver o que outras pessoas estão construindo e adaptar ideias ao seu contexto.

No Power BI, siga o fluxo que você já praticou: Obter dados → escolher a fonte → transformar no Power Query (limpar, tipar, mesclar) → modelar relações → criar os visuais. Se preferir, salve um PBIX separado para cada estudo ou publique quando finalizar.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!