Como eu posso buscar outro arquivo sem seguir apenas o material dos pets? Gostaria de procurar arquivos sobre livros, papelaria etc. Também quero buscar referências para criar dashboards no Power BI diferentes dos que foram feitos na aula.
Como eu posso buscar outro arquivo sem seguir apenas o material dos pets? Gostaria de procurar arquivos sobre livros, papelaria etc. Também quero buscar referências para criar dashboards no Power BI diferentes dos que foram feitos na aula.
Oi, Thainá! Tudo bem?
Para explorar novos arquivos, você pode buscar conjuntos de dados públicos. O Kaggle e o Portal Brasileiro de Dados Abertos reúnem coleções amplas; se o tema for livros, por exemplo, procure por vendas, acervos de bibliotecas ou metadados de títulos.
Você também pode criar dados fictícios, com IA (como ChatGPT ou Gemini). Descreva no prompt o esquema desejado (colunas, tipos, faixas de valores e quantidade de linhas?) e peça o retorno na extensão que deseja (CSV/JSON/Excel...) . Lembre de indicar que são dados fictícios e de conferir se a estrutura atende ao objetivo da análise.
Para se inspirar em layouts e narrativas, a galeria do Power BI Community é ótima para ver o que outras pessoas estão construindo e adaptar ideias ao seu contexto.
No Power BI, siga o fluxo que você já praticou: Obter dados → escolher a fonte → transformar no Power Query (limpar, tipar, mesclar) → modelar relações → criar os visuais. Se preferir, salve um PBIX separado para cada estudo ou publique quando finalizar.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!