Olá, David! Como vai?
A estratégia de inicializar a variável tentativas
com o valor 1 e incrementá-la apenas no bloco else
pode ser vista como uma maneira de simplificar o controle de fluxo do programa. Ao fazer isso, garantimos que a contagem de tentativas só aumenta quando o usuário erra o palpite, o que pode ser mais intuitivo dependendo do contexto do jogo ou aplicação.
Se a variável fosse inicializada com 0 e o incremento ocorresse no início da função verificarChute()
, isso significaria que cada execução da função contaria como uma tentativa, independentemente de o palpite estar certo ou errado. Essa abordagem poderia ser útil em cenários onde você deseja contar todas as interações do usuário, mas não parece ser o caso aqui.
Por exemplo, se você está desenvolvendo um jogo onde deseja dar feedback ao usuário sobre quantas vezes ele errou antes de acertar, faz sentido incrementar tentativas
apenas quando o palpite está errado. Isso permite que a mensagem "Você descobriu o número secreto com X tentativas" reflita apenas os erros, o que pode ser mais relevante para o jogador.
Espero ter ajudado e bons estudos!
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