Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] {Dúvida]

Quais são as melhores estratégias ou ferramentas que vocês utilizam no dia a dia para garantir esse alinhamento entre analistas, desenvolvedores e stakeholders, especialmente em projetos mais complexos e com muitas mudanças de requisitos?

Se alguém puder compartilhar experiências ou boas práticas, agradeço muito!

2 respostas
solução!

Olá, Luiz! Tudo bom?

Essa é uma pergunta importante demais! Eu mesmo já tive essa experiência de ter que fazer entregas de forma diária, com um time resolvendo inúmeras outras coisas ao mesmo tempo. E na época a gente usou o Trello pra organizar as entregas.

Mas antes da gente falar sobre as ferramentas de organização das tarefas, existe algo mais humano e crucial, as reuniões. Reuniões curtas e diárias permitem que todos compartilhem rapidamente o que estão fazendo, quais desafios estão enfrentando e onde precisam de ajuda.

Entendida a importância de uma boa comunicação com as reuniões, vamos para as ferramentas!

Manter uma documentação viva é uma prática essencial. Mas nada daqueles documentos com centenas de páginas que ninguém lê, sabe? O ideal é resumir e centralizar as informações mais importantes em ferramentas simples e colaborativas, usando o Notion ou até Google Docs, por exemplo.

Ferramentas Visuais

E por fim, as ferramentas de organização visual! Algumas das mais populares são: Jira, Trello e ClickUp. São ferramentas que usam quadros visuais para facilitar a organização e visualização de todo o trabalho. Eu, particularmente, acho o Trello bem acessível para aprender, inclusive vale muito a pena você dar uma olhada nos conteúdos que vou deixar ao fim da minha explicação.

Além disso, os quadros visuais ajudam o time a enxergar de forma prática o andamento das tarefas, o que já foi concluído e o que ainda está pendente. Isso dá transparência e cria um senso de responsabilidade compartilhada.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Conte com o apoio do fórum na sua jornada!

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Obrigado Daniel, entendi, já uso o Trello, então não terei muita dificuldade então sobre essa abordagem, é que por um momento achei que usssase algo mais complexo nesse compartilhamento...