1
resposta

[Dúvida] Dúvida

Oi professor, eu fiz meu próprio modelo 3d para a aula. Acontece, que quando eu fiz todos os ossos seguindo a lição, ele ficou dando uma bugada sinistra como que toda vez que eu puxo o IK para cima o osso vai para o lado esquerdo. Eu não entendo.Print da tela do meu PC quando isso acontece Eu fiz exatamente tudo o que está nas aulas.

1 resposta

Bom dia!

Quando o osso se move de forma inesperada para o lado, em vez de seguir o movimento desejado, isso geralmente está relacionado à configuração incorreta do "Pole Target". Esse elemento é responsável por controlar a direção do cotovelo ou joelho em um sistema de IK (cinemática inversa), e qualquer desajuste pode provocar esse desvio.

Pra resolver o problema, comece verificando a posição do "Pole Target". Ele precisa estar bem alinhado para garantir que o movimento do IK ocorra de forma suave e na direção certa. Se a posição parecer correta, experimente ajustar o valor do "Pole Angle", pois pequenas alterações nesse ângulo podem influenciar bastante o comportamento do osso.

Outro ponto importante é a configuração do "Chain Length". Esse parâmetro define quantos ossos o sistema de IK deve controlar. Certifique-se de que ele está cobrindo exatamente os ossos necessários. Se o erro persistir, faça um teste simples: remova temporariamente o "Pole Target" e observe o comportamento do osso. Isso pode ajudar a identificar se o problema está realmente na configuração do alvo.

Por fim, revise a hierarquia dos ossos. Garanta que não existam transformações inesperadas ou relações incorretas entre os ossos, pois isso também pode interferir no movimento.

Abs;