2
respostas

[Dúvida] Dúvida

Boa noite, espero que estejam bem. Nessa aula, fiquei com duas dúvidas:

1ª. Como eu poderia fazer para que o "campo de digitar o número escolhido pelo usuário" também funcionasse como o botão de chutar também? Por exemplo, quando estamos em qualquer página que necessite de login e senha, logo após inserir a senha, se pressionarmos a tecla [Enter], ela tem a mesma função que o botão de "Entrar", que às vezes fica ao lado dos campos editáveis?

2ª. Essa é mais uma questão de acessibilidade. Como eu poderia fazer para que o deficiente visual, que é o meu caso, consiga fazer para que o leitor de telas NVDA leia as "tags h1 e p", quando elas mudam para "O número secreto é maior" ou qualquer outra? Pois eu tenho que navegar com as setas para saber a resposta do programa. No caso, qual a forma para que o leitor de telas leia essa mensagem automaticamente, como em outros sites, por exemplo: quando erramos a senha em algum site, e aparece a mensagem "senha incorreta", ele consiga ler?

Sei que talvez essas perguntas sejam um pouco avançadas para o nível em que estou. Não tem problemas se for isso, e optarem por não responder, entenderei perfeitamente. Desde já, muito obrigado.

2 respostas

E aí, Luciano! Beleza?

1ª. Pra fazer o "Enter" funcionar como o botão de chutar, é só dar uma olhada na função que é chamada quando o botão é pressionado. Geralmente, dá pra adaptar ela pra rodar também quando apertam "Enter". Tipo assim:

def verifica_chute():
    # código pra verificar o chute

# Adiciona essa parte abaixo pra ligar o Enter à função
campo_numero.bind("<Return>", lambda event=None: verifica_chute())

2ª. Sobre a acessibilidade, manda ver nas tags aria. Elas são feitas pra melhorar a experiência de quem usa leitores de tela. Coloca algo assim nas suas tags h1 e p:

<h1 aria-live="assertive">O número secreto é maior</h1>
<p aria-live="assertive">Aqui a mensagem que muda</p>

Assim, quando o conteúdo mudar, o leitor de tela vai pegar a informação direto.

Aqui na alura tem cursos de acessibilidade, vai te ajudar!

Espero que isso ajude, man! Se tiver mais dúvidas, manda bala. Valeu!

Boa noite..., muito obrigado pelas dicas e códigos, vou testar e volto aqui para te dar o feedback, mais uma vez obrigado...