1
resposta

[Dúvida] duvida

bom, uma duvida. como a instrutora comentou, é importante declararmos as variaveis porque se houver a necessidade de alteração do codigo das cores nao ter que ficar procurando linha por linha... correto! mas e se por acaso eu declaro uma variavel de cor branca, por exemplo, e depois quero somente alterar alguns codigos que tem essa cor branca para uma cor nova. eu nao vou ter que de um jeito ou de outra ficar procurando codigo linha por linha?

1 resposta

Olá, Larissa!

Você está correta em relação à importância de declarar variáveis para cores, especialmente quando se espera que elas possam ser alteradas facilmente em um único lugar, evitando a necessidade de procurar e modificar código em várias linhas. No entanto, é importante ter em mente que a abordagem de utilizar variáveis para cores é mais eficaz quando você planeja utilizar as mesmas cores em múltiplos lugares do código.

Se você declarou uma variável para a cor branca e a utilizou em diversos pontos do seu código, como por exemplo:

const corBranca = "#FFFFFF";
elemento1.style.color = corBranca;
elemento2.style.backgroundColor = corBranca;
elemento3.style.borderColor = corBranca;
// ... e assim por diante

E posteriormente, você deseja alterar a cor branca para uma cor nova em algumas partes do código, você ainda pode se beneficiar da utilização de variáveis, pois precisará alterar apenas o valor da variável em um único lugar:

const corNova = "#EFEFEF";
elemento1.style.color = corNova;
elemento3.style.borderColor = corNova;
// ... e outras alterações que envolvam a cor

Nesse cenário, você não precisaria procurar por todas as ocorrências da cor branca no código, pois bastaria atualizar o valor da variável corBranca para corNova em um único lugar e as mudanças seriam aplicadas em todos os pontos em que essa variável é utilizada.

No entanto, se você precisa alterar a cor branca em apenas um ou dois lugares específicos do código, talvez não seja tão vantajoso utilizar variáveis para cores, já que seria necessário procurar e modificar esses lugares individualmente.

Portanto, a decisão de utilizar variáveis para cores deve ser baseada na frequência em que essas cores serão reutilizadas em diferentes partes do código. Se você planeja utilizar as mesmas cores em vários elementos ou componentes do seu projeto, é uma prática eficiente utilizar variáveis para cores. Por outro lado, se as cores são usadas em apenas alguns lugares específicos e não devem ser modificadas em outros lugares, talvez seja mais simples e direto declará-las diretamente nos códigos que as utilizam.

Espero que isso esclareça suas dúvidas! Se precisar de mais ajuda ou tiver outras perguntas, estou à disposição. Boa programação!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software