Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Durabilidade de um prompt

Recentemente iniciei um chat, solicitando um Tom de professor por parte do chatGPT para me orientar no estudos sobre tecnologia, pois recentemente iniciei os estudos na formação de Engenharia de Agentes de IA.

Minhas interações são em formas de perguntas sobre detalhes de códigos, revisão, boas práticas, orientação de github e assuntos sobre os agentes de IA.

Minha dúvida é: Até quando posso usar esse mesmo chat? Existe um limite de perguntas que posso fazer ou assuntos diversos de tecnologia que posso solicitar, por exemplo, boas práticas de programação, agentes de IA e github é muita coisa para 1 único chat?

2 respostas
solução!

Olá Fabio, como vai?

Sua dúvida é bem pertinente, especialmente quando se trabalha com modelos de linguagem. Do ponto de vista técnico, não existe um limite de perguntas que você possa fazer dentro de um único chat. O que existe é um limite de contexto, que se refere à quantidade de tokens que o modelo consegue processar em uma única conversa.

Cada modelo tem uma janela de contexto específica. O GPT, por exemplo, pode processar milhares de tokens, o que permite conversas bastante longas. No entanto, conforme sua conversa cresce, o modelo pode começar a "esquecer" informações do início da discussão, pois prioriza o contexto mais recente. Isso significa que você pode continuar usando o mesmo chat indefinidamente, mas a qualidade das respostas pode diminuir se o histórico ficar muito extenso.

Quanto aos tópicos, não há restrição técnica para abordar boas práticas, agentes de IA e GitHub no mesmo chat. O modelo consegue alternar entre esses assuntos sem problemas. Uma estratégia interessante seria criar chats separados quando sentir que o histórico está prejudicando a qualidade das respostas ou quando precisar de um contexto muito específico.

Você já experimentou dividir suas conversas por tema ou preferiu manter tudo em um único espaço?

O fórum está à sua disposição para qualquer outra dúvida que possa surgir em sua trajetória.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigado pela resposta Mike e também pelas sugestões de leitura.