1
resposta

[Dúvida] dropdown list com mais de 1 item como escolha

Olá, tudo bem. Estou fazendo os cursos de Excel (nunca estudei na vida), e estou com uma dúvida. Quando você faz uma validação de dados (lista), com uma coluna só, e coloca o nome de uma coluna/tabela, a lista criada já é o "único" dos itens selecionados, aqui vai minha dúvida: caso eu tenho uma lista de produtos e outra de itens detalhados (refrigerante/coca-spirte-guaraná) eu sei que preciso selecionar na primeira caixa refrigerante, para na segunda caixa ficar disponível coca-sprite-guaraná para seleção e filtro do gráfico. Contudo,se na caixa onde está refrigerante eu mudar para macarrão, os valores da segunda caixa devem ser atualizados para (espaguete, fusili, farfale). Como eu programo a segunda caixa?

Grato, mto obg

1 resposta

Olá! Tudo bem?

Para criar uma lista dependente no Excel, onde a segunda lista muda com base na seleção da primeira, você pode usar a função INDIRETO. Abaixo deixo os passos.

  1. Crie suas listas de dados:

    • Em uma coluna, liste os tipos de produtos (por exemplo, A1:A3 com "Refrigerante", "Macarrão").
    • Em outras colunas, liste os itens correspondentes (por exemplo, B1:B3 com "Coca", "Sprite", "Guaraná" e C1:C3 com "Espaguete", "Fusili", "Farfale").
  2. Nomeie os intervalos:

    • Selecione B1:B3 e nomeie como "Refrigerante".
    • Selecione C1:C3 e nomeie como "Macarrão".
  3. Configure a primeira lista de validação de dados:

    • Selecione a célula onde deseja a primeira lista (por exemplo, E1).
    • Vá para Dados > Validação de Dados.
    • Em Permitir, escolha Lista.
    • Em Fonte, digite =$A$1:$A$3.
  4. Configure a segunda lista de validação de dados:

    • Selecione a célula onde deseja a segunda lista (por exemplo, F1).
    • Vá para Dados > Validação de Dados.
    • Em Permitir, escolha Lista.
    • Em Fonte, digite =INDIRETO(E1).

Agora, quando você selecionar um item na primeira lista (por exemplo, "Refrigerante"), a segunda lista mostrará apenas os itens correspondentes (por exemplo, "Coca", "Sprite", "Guaraná").

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!