1
resposta

[Dúvida] Download de arquivos em servidor online (heroku)

Estou com um projeto para automatizar a execução de um script em python e resolvi utilizar o heroku como servidor online para executa-lo. Nesse script utilizo o Chrome Driver para abrir uma página na internet e fazer download de um arquivo em excel. Até ai tudo bem, o problema é que depois de fazer o download não sei como acessar o arquivo através do servidor visto que o download não foi feito localmente.

Como consigo acessar o arquivo baixado através do heroku (servidor online) e utiliza-lo como meu dataframe?

1 resposta

Olá Isabela, tudo bem?

Quando você faz o download do arquivo em sua máquina local esse arquivo é salvo em um diretório específico do sistema de arquivos do seu SO. No entanto, quando você faz o download do arquivo em um servidor online, como o Heroku, o arquivo é salvo na memória temporária, o que significa que ele não é persistido após o término da execução do processo.

Uma opção seria fazer o upload do arquivo para o servidor do Heroku, utilizando uma biblioteca de upload de arquivos como o Flask-Uploads ou o Django-Filepond. Dessa forma, o arquivo estará disponível no servidor e você poderá manipulá-lo como quiser.

Outra opção seria utilizar algum serviço de armazenamento em nuvem, como o Amazon S3, o Google Cloud Storage ou o Dropbox, para fazer o upload do arquivo baixado e, em seguida, acessá-lo a partir do servidor do Heroku. Nesse caso, você precisará integrar o seu script com a API do serviço de armazenamento em nuvem escolhido.

Em resumo, você precisa enviar o arquivo baixado para algum lugar onde ele possa ser acessado a partir do servidor do Heroku.