Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Documento de requisitos

Boa noite! Tenho uma dúvida: Caso eu tenha que elicitar requisitos de um sistema que possuirá a interface de usuário externo e um painel administrativo. Os formulários são semelhantes mas divergem em algumas regras de negócio e em alguns casos de uso, que serão implementados apenas no painel adm. Nessa situação o que se deve fazer? Documentos diferentes ou um único, com as regras de negócio detalhadas de acordo com o com a interface? Espero que tenha entendido a situação. Agradeço, desde já!

2 respostas
solução!

Olá Leandro! Boa noite!

Entendi sua situação e posso te ajudar com isso. Quando se tem um sistema que possui uma interface de usuário externo e um painel administrativo com formulários semelhantes, mas com algumas divergências em regras de negócio e casos de uso específicos, é recomendado utilizar um único documento de requisitos, porém com as regras de negócio detalhadas de acordo com cada interface.

Dessa forma, você terá um documento completo que abrange todas as funcionalidades do sistema, mas com as especificidades de cada interface devidamente documentadas. Isso facilitará o entendimento e a implementação das funcionalidades específicas de cada parte do sistema.

Por exemplo, você pode separar as seções do documento por interface (usuário externo e painel administrativo) e, dentro de cada seção, detalhar as regras de negócio e casos de uso específicos daquela interface.

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Bons estudos!

Bom dia, Adriel! Obrigado pelo feedback, você me ajudou demais com a sua explicação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software