Olá, Ricardo, tudo certo?
A documentação de um projeto é realmente importante para manter a organização e a clareza ao longo do desenvolvimento.Para documentar seu projeto no Power BI, você pode seguir algumas boas práticas e criar um modelo que se adapte às suas necessidades:
Abaixo deixo um exemplo:
Descrição Geral do Projeto:
- Objetivo: Descreva o objetivo principal do projeto.
- Escopo: Defina o que está incluído e o que está fora do escopo do projeto.
- Stakeholders: Liste as partes interessadas e seus papéis.
ETL (Extract, Transform, Load):
- Fontes de Dados: Documente todas as fontes de dados utilizadas.
- Transformações: Descreva cada etapa do processo de transformação no Power Query. Você pode adicionar comentários diretamente nas etapas do Power Query para facilitar a compreensão futura.
- Modelagem de Dados: Explique como os dados foram modelados, incluindo tabelas, relacionamentos e cálculos.
Visualizações:
- Relatórios e Dashboards: Documente cada relatório e dashboard, incluindo a finalidade de cada visualização.
- Métricas e KPIs: Explique as principais métricas e KPIs utilizados, como foram calculados e seu significado.
Além dos passos acima, também recomendo registrar as diferentes versões do projeto, indicando o que mudou em cada uma delas e por que essas mudanças foram feitas. Utilize também comentários no próprio Power BI para anotar decisões importantes e explicações sobre fórmulas DAX, transformações no Power Query, etc.
Você pode usar ferramentas como Google Docs manter essa documentação organizada e acessível.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.
Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!