1
resposta

[Dúvida] Documentação de um Projeto Power BI

Bom estou terminando a formaão em Power BI. e me surgiu uma duvida, durante o curso fazemos muitas mudanças em um mesmo projeto e com o tempo ele poder ir se transformando, nesse sentido de versões e alterações, como fazer uma documentação do meu projeto. existe um modelo de documentação a seguir ?

Exemplo ; nas primeiras aula onde fazemos o ETL dos dados no Power Query(M), existe algumas etapas, quando fui olha hoje não faço a menor ideia do porque aquelas etapas existem , uma documentação poderia ajudar nessa questão, certo?

1 resposta

Olá, Ricardo, tudo certo?

A documentação de um projeto é realmente importante para manter a organização e a clareza ao longo do desenvolvimento.Para documentar seu projeto no Power BI, você pode seguir algumas boas práticas e criar um modelo que se adapte às suas necessidades:

Abaixo deixo um exemplo:

  1. Descrição Geral do Projeto:

    • Objetivo: Descreva o objetivo principal do projeto.
    • Escopo: Defina o que está incluído e o que está fora do escopo do projeto.
    • Stakeholders: Liste as partes interessadas e seus papéis.
  2. ETL (Extract, Transform, Load):

    • Fontes de Dados: Documente todas as fontes de dados utilizadas.
    • Transformações: Descreva cada etapa do processo de transformação no Power Query. Você pode adicionar comentários diretamente nas etapas do Power Query para facilitar a compreensão futura.
    • Modelagem de Dados: Explique como os dados foram modelados, incluindo tabelas, relacionamentos e cálculos.
  3. Visualizações:

    • Relatórios e Dashboards: Documente cada relatório e dashboard, incluindo a finalidade de cada visualização.
    • Métricas e KPIs: Explique as principais métricas e KPIs utilizados, como foram calculados e seu significado.

Além dos passos acima, também recomendo registrar as diferentes versões do projeto, indicando o que mudou em cada uma delas e por que essas mudanças foram feitas. Utilize também comentários no próprio Power BI para anotar decisões importantes e explicações sobre fórmulas DAX, transformações no Power Query, etc.

Você pode usar ferramentas como Google Docs manter essa documentação organizada e acessível.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!