2
respostas

[Dúvida] Documentação

Evandro, Boa tarde!

Eu tenho lido alguns comentários do fórum afim de ter um pouco mais de noção sobre o que venho estudando.
Em relação a documentação do Python, eu vi que vc listou esses 3 tópicos principais:
Para agregar ainda mais valor ao seu post, gostaria de destacar como a documentação oficial do Python costuma ser organizada. Entender essa estrutura ajuda o iniciante a não se sentir "perdido" em meio a tanto texto técnico. Geralmente, ela se divide em grandes blocos:

Tutorial: Um ponto de partida guiado para quem é novo na linguagem.
Library Reference (Referência da Biblioteca): Aqui é onde passamos a maior parte do tempo. Ela descreve todas as funções integradas (como o print() ou o type()) e os módulos padrão.
Language Reference: Explica a sintaxe e as regras "sob o capô" do Python.

Nesse processo de aprendizagem como no início vc fez a utilização na pra´tica desses documentos. como estou no nício talvez eu não tenha ainda uma visão mais ampla, todavia gostaria de entender como vc fez o seu mergulho para auxiliar na utilização do Python. se puder me dar um exemplo de utilização eu te agradeço.

2 respostas

Ei! Tudo bem, Fabiana?

Deixando minha contribuição por aqui, para quem está estudando Python para Dados, entender a documentação do Python e saber como consultá-la na prática é um dos passos mais importantes para ganhar autonomia como cientista de dados.

No início, a documentação pode parecer intimidadora, mas o segredo é não tentar ler tudo como se fosse um livro. O mergulho prático acontece por necessidade, através de consultas pontuais.

Um dica é, imagine que você está manipulando uma lista de dados e precisa ordená-la, ou quer usar a função padrão sum(). Em vez de tentar adivinhar todos os argumentos que ela aceita, você abre a documentação da biblioteca e pesquisa por essa função. Lá, você verá de forma direta:

• O que ela recebe como entrada (ex: uma lista de números).

• O que ela retorna (ex: a soma total).

• Exemplos simples de sintaxe.

Outra forma muito comum no dia a dia é quando um código dá um erro/aviso, copiar o nome do erro e buscar na documentação te mostra exatamente quais regras da linguagem foram quebradas (o que se encaixa no Language Reference). O segredo para começar é este: use o Tutorial para conceitos gerais e recorra à Referência da Biblioteca toda vez que esquecer como uma função específica funciona.

Existe alguma função ou método de Python que você utilizou recentemente no curso e que gostaria de buscar na documentação para testarmos?

Continue se dedicando aos estudos e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Olá Nathalia!
Muito obrigada pela contribuição.
Vou seguí-las.

Se vc pudesse dar um exemplo com input() com números int e outras varíaveis eu agradeço.
Ps: to finalizando o módulo 2.

Muito obrigada