1
resposta

Duvida Dockerfile

Olá,

Estou com uma duvida em Dockerfile e Imagens:

Eu quero criar 2 contêineres SERVIDOR = [ Java JDK-8 + Jboss.5.1.0-GA ] + BANCO [ Oracle Database ] Já sei que o banco tenho de iniciar 1º minha aplicação não é web e ficara deployado um jar no Jboss + e tenho um exe que precisa do servidor para ficar estartada que seria minha "pagina web" para que eu execute e suba aplicação, como posso fazer para manter os códigos no eclipse na minha maquina e alterar eles em tempo real como os projetos de Web? Alguém poderia me ajudar com exemplo de Dockerfile?

1 resposta

Oi Paulo, tudo bem?

O Dockerfile não vai te ajudar nisso. Por que ele é um arquivo usado para fazer o build das imagens que serão usadas em desenvolvimento e/ou produção. Então você pode por exemplo, criar uma imagem com tudo pronto, menos o jar, e mapear o volume para onde o jar deve colocado.

Mas isso não resolve o caso. O volume estará pronto, mas como eu disse, o Dockerfile só te ajuda até ai.

O que pode te ajudar é o docker-compose, que pode subir os containers e mapear os volumes.

Com o compose você pode colocar no projeto e dizer: o jar gerado nessa pasta, vai pra essa outra pasta do servidor :)

Deu pra entender melhor? O único ambiente em dev que compartilha do seu disco e pega as atualizações de código é o volume do container, mas em produção, seu jar já deve estar dentro da imagem e sendo ele somente leitura.