logica de programação aula 04 criando raquete do oponente!
assim que a aula acabou tentei recriar o código, e percebi que não entendi direito a parte do movimento da raquete do oponente, aumentei o diâmetro da bola por conta de um bug dela entra atrás da raquete sempre que encostava na diagonal então na linha 4 foi de 20 para 30.e na linha 73 na função moveOponente eu fiz de um jeito que deu certo, mas não sei se vai funcionar quando o exercício avançar! veja como ficou meu código, estou apenas começando! também usei o width para marcaros pontos linha 87 obrigado e boa noite segue meu código!
//variaveis bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 30;
let raio = diametro / 2;
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
// variaveis raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90;
// oponente
let xOponente = 585;
let yOponente = 150;
// pontos
let meusPontos = 0;
let oponentePontos = 0;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
moveBolinha();
bordas();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
moveRaquete();
raquetada();
mostraRaquete(xOponente, yOponente);
moveOponente();
raquetadaOponente();
mostraPontos();
marcaPontos();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function moveBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function bordas(){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y){
rect ( x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete);
}
function moveRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function raquetada(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + comprimentoRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1
}
}
function moveOponente(){
yOponente = yBolinha -40;
}
function raquetadaOponente(){
if (xBolinha + raio > xOponente && yBolinha -raio < yOponente + alturaRaquete && yBolinha + raio > yOponente ){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function mostraPontos(){
fill(255);
text(meusPontos, 235, 35);
text(oponentePontos, 355, 35);
}
function marcaPontos(){
if (xBolinha + raio > width){
meusPontos += 1
}
if (xBolinha - raio < 0){
oponentePontos += 1
}
}