2
respostas

Duvida do Join

Minha duvida é simples.

No exercicio, a resposta final ficou

select c.nome, avg(n.nota) from nota n join resposta r on r.id = n.resposta_id join exercicio e on e.id = r.exercicio_id join secao s on s.id = e.secao_id join curso c on c.id = s.curso_id join aluno a on a.id = r.aluno_id where a.nome like '%Silva%' or a.nome like '%Santos%' group by c.nome;

eu notei que a tabela aluno se ligou onde o A.ID = R.ALUNO_ID, minha pergunta é, se eu tivesse em algum momento feito o join da tabela "matricula" que tambem possui o campo "aluno_id", na hora de eu fazer o join da tabela aluno, qual seria a diferença entre eu usar a tabela "resposta" ou a tabela "matricula" para juntar com a aluno?

2 respostas

Bom dia Jose, nesse caso seria pelo ALIAS da tabela, então fazendo M.ALUNO_ID seria o id do aluno na tabela Matricula

Obrigado Guilherme.

No entanto, eu gostaria de saber qual seria a diferença de eu associar pela tabela matricula ou pela resposta, nao exatamente como fazer. Por exemplo no exercicio temos ali apenas a tabela resposta, sendo assim ficou a.id = r.aluno_id. Porem e se tivesse as duas tabelas, tanto a resposta quanto a matricula, se eu associar pela resposta ou pela matricula, haveria alguma diferença ou o resultado seria o mesmo?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software