Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] Distribuição eficiente de endereços IP

Oi pessoal! Tudo bem?

Etapa dos estudos:

Curso - Redes: construindo um projeto com VLANs, políticas de acesso e conexão com internet

Minha dúvida:

Na aula “Redes locais virtuais (VLANs)”, atividade “Criando redes locais (LANs)”, o instrutor informa como um dos principais requisitos para a rede: • Conexão de mais de 600 computadores;

Já na aula “Configurando subredes de modo eficiente”, atividade “Análise de endereços IP”, o instrutor diz que: precisamos comportar 600 máquinas. Poderíamos pensar em alocar 400 máquinas na VLAN 10 da pesquisa e 400 na VLAN administrativa, por exemplo, de modo a atender a demanda dessas duas VLANs.

E na atividade “Distribuição eficiente de endereços IP”, informa: que precisamos de, no máximo, 400 endereços IP para cada uma das VLANs que configuramos.

Não entendi o raciocínio.... De 600 computadores conectados para 400 endereços IP em cada uma das VLANs?!

4 respostas

Olá, Ana.

Tudo bem?

Entendo sua dúvida, realmente pode parecer um pouco contraditório à primeira vista.

O que acontece é que o número de endereços IP não precisa ser necessariamente igual ao número de computadores conectados. Isso porque nem todos os computadores precisam estar conectados à rede ao mesmo tempo.

Por exemplo, numa empresa com 600 computadores, pode ser que apenas 400 estejam em uso simultaneamente. Os outros 200 podem ser computadores reservas, ou talvez pertençam a funcionários que trabalham em turnos diferentes e, portanto, nunca estão conectados ao mesmo tempo.

Nesse caso, podemos configurar a rede para ter 400 endereços IP disponíveis em cada VLAN. Assim, mesmo que tenhamos mais de 400 computadores, nunca teremos mais de 400 computadores conectados simultaneamente em uma VLAN.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

Oi Renan Lima! Tudo jóia?

Obrigada pela explicação. Ainda fiquei com dúvida em relação ao que foi falado em aula...

Sendo 400 endereços IP em cada uma das VLANs (2 no exemplo do professor) teria no final 800? Na prática existe alguma "redução" desses 800?

Minha dúvida agora é que, caso não exista uma "redução" seriam 800 endereços para 600 máquinas, o que seria um desperdício rs. Confusa ainda..

solução!

Na configuração de VLANs, o número de endereços IP disponíveis em cada VLAN é determinado pelo tamanho da sub-rede atribuída a essa VLAN. Se estamos configurando duas VLANs, cada uma com 400 endereços IP disponíveis, então teríamos um total de 800 endereços IP, como você mencionou.

No entanto, é importante notar que esses endereços IP não são diretamente relacionados ao número de computadores físicos. Eles são simplesmente o número de identificadores únicos disponíveis na rede. Isso significa que mesmo que haja 800 endereços IP disponíveis, isso não significa necessariamente que existam 800 computadores conectados à rede.

Na prática, pode haver computadores compartilhando um único endereço IP (por exemplo, através do NAT - Network Address Translation), ou pode haver dispositivos que não precisam de endereços IP exclusivos, como impressoras de rede ou dispositivos de IoT.

Além disso, é comum reservar alguns endereços IP para fins específicos, como servidores, gateways ou outros dispositivos de rede.

Portanto, mesmo que haja 800 endereços IP disponíveis, isso não significa necessariamente que todos serão atribuídos a computadores individuais. E, como mencionei anteriormente, é improvável que todos os computadores estejam em uso simultaneamente, o que significa que mesmo um número menor de endereços IP poderia atender às necessidades da rede.

Espero que isso esclareça um pouco mais. Se ainda tiver dúvidas, estou aqui para ajudar!

Esclareceu bastante.

Obrigada pela ajuda Renan!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software