1
resposta

[Dúvida] Distribuição do Desvio Padrão

Olá!

Estou fazendo o curso de Lean Six Sigma, porém, já tive contato com o assunto pois fiz o curso de White Belt e durante o curso me surgiu uma dúvida... no curso de White belt que eu participei, o professor citou que os seis sigmas devem ficar entre a média e a USL, porém, no curso atual , o professor cita " se eu colocar um sigma de cada lado...". Gostaria de esclarecer qual seria o certo. Abaixo segue exemplos das duas situações:

Exemplo do gráfico - curso White Belt

Exemplo do gáfico aula- O que é o Six Sigma

1 resposta

Olá, Ana! Tudo bem?

Entendo sua confusão em relação às diferentes explicações sobre a distribuição do desvio padrão no contexto do Six Sigma. Vamos esclarecer isso!

No método Six Sigma, a ideia é que a distribuição dos dados de um processo seja tão precisa que a maior parte dos dados (99,99966%) esteja dentro de uma faixa de seis desvios padrão (sigmas) da média. Isso é representado pela distribuição normal, onde a média está no centro do gráfico e os desvios padrão se estendem simetricamente para ambos os lados da média.

Nos gráficos que você compartilhou, eles ilustram dois conceitos diferentes:

  1. No primeiro gráfico (do curso White Belt), parece que há uma confusão ou um erro de representação. O Six Sigma tradicionalmente considera seis desvios padrão ao total, três para cada lado da média. A linha verde parece indicar a média, e as linhas vermelhas delimitam onde seis sigmas deveriam estar em relação a essa média. Se o professor mencionou que os seis sigmas devem ficar entre a média e a USL (Upper Specification Limit), isso não está correto segundo a metodologia tradicional do Six Sigma.

  2. No segundo gráfico (do curso atual), está mais alinhado com o que é tradicionalmente ensinado no Six Sigma. Ele mostra claramente a distribuição normal com divisões que representam um, dois e três sigmas para cada lado da média. Esse gráfico demonstra como a variabilidade é medida e como os desvios padrão se distribuem ao redor da média, indicando diferentes níveis de confiança e qualidade dentro da distribuição.

Portanto, a explicação correta para o Six Sigma é a segunda abordagem, onde se considera um número de sigmas para cada lado da média, totalizando seis sigmas (três para cada lado) para cobrir 99,99966% dos dados, minimizando a taxa de defeitos para cerca de 3,4 defeitos por milhão de oportunidades.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software