1
resposta

[Dúvida] Direção da Cardinalidade

Fiquei um pouco confusa quanto o local onde devemos inserir a cardinalidade.

No vídeo "05 Entendendo sobre cardinalidade" a Danielle diz que é sempre do lado oposto a entidade porque a leitura fica melhor. Só que, nos meus estudos - eu não estudo apenas com esse material da Alura, busco outras fontes, outros exemplos -, entendi que essa não é a única forma de representar a cardinalidade, a forma usada pela Danielle, pelo que entendi, é o padrão de Peter Chen. É isso mesmo? Se sim, acredito que seria valioso deixar isso claro no conteúdo, nem que seja no textual.

Abraços,
Conteúdo no geral ótimo e esclarecedor.
Obrigada, Danielle.

1 resposta

Ei, Agatha! Tudo bem?

A apresentação feita pela instrutora sobre a cardinalidade é realmente baseada no modelo de Peter Chen, que é um dos padrões mais tradicionais para diagramas de entidade-relacionamento.

No modelo de Peter Chen, a cardinalidade é geralmente colocada do lado oposto à entidade para facilitar a leitura, como você mencionou. E é importante notar que existem outras formas de representação de cardinalidade. Isso pode variar dependendo da metodologia, do software ou até mesmo das preferências de uma equipe, ou empresa específica.

Por exemplo, algumas ferramentas e metodologias podem optar por representar a cardinalidade próxima à entidade à qual ela se refere, o que pode ser mais intuitivo para algumas pessoas. Esses diferentes estilos de representação são válidos e, como você observou, seria interessante que o curso mencionasse essas variações para que os alunos possam entender que existem diferentes abordagens.

Agradeço a sua sugestão, ela é muito pertinente e nos ajudará a melhorar o nosso conteúdo.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!