Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

[Dúvida] DIFICULDADES DE ENTENDIMENTO DO CURSO

Primeiramente estou sem entender como funciona as aulas, por ex: existe uma sequência de aula que estou seguindo sugerido pela alura, mas ao mesmo tempo no " para saber mais " existem recomendações de outros cursos sendo que já estou dentro de um e não entendo essa separação e como que lá na frente isso me prejudicaria se eu não fizesse os dois.

Segunda dúvida seria como faço para prosseguir nas aulas de linux, porque não consigo instalar o ubunto, não tem aula explicando faz a instalação os sites não traduzem a página e mesmo eu traduzindo não estou conseguindo prosseguir no curso por esse motivo simples que está atrazando.

E por que tenho que aprender esse sistema do Linux e ter que fazer essas instalações de programas e tals? Por que não fazer isso no windows primeiro? Existe um motivo? No início da aula recomendada não explica exatamente o porque, só pede para fazer a instalação dos programas e acaba a aula na sequência seria a aula mexendo nos programas, sendo que o sistema operacional padrão seria o windows.

Terceira dúvida como funciona as perguntas e respostas no fórum? Eu tenho uma dúvida e quem tira é um professor ou um aluno? e como faço para saber se é um professor ou um aluno? Obrigado dês de já.

Na minha opinião deveria ter vídeos atualizados bem simples sem a necessidade do professor aparecer para ficar mais simples as atualizações dos vídeos, esses vídeos ensinariam as instalações dos arquivos e programas utilizados na aula e as descrições dos sistemas utilizados pelos professores. Esses detalhes ajudam muito pq estou um dia parado por causa disso e não sei até quando será respondido a dúvida e até quando vou conseguir realizar a instalação para dar prosseguimento na aula.

9 respostas

Olá Bruno, tudo bem com você?

No início, quando estamos aprendendo algo novo e em um ambiente que também é novidade, é comum termos várias dúvidas, vou te responder uma a uma.

  • Dentro da plataforma da Alura temos cursos, que é uma coletânea de vídeos sobre um determinado assunto. Dentro dos cursos, temos exercícios para consolidar o aprendizado e também, atividades nomeadas de para saber+, que são leituras e indicações para complementar o estudo, mas não são obrigatórias, é apenas um complemento, então, você não ficará prejudicado caso não realize a indicação.

  • Para instalar o Ubuntu em seu computador, tem algumas opções, como o WSL, e neste vídeo de Alura+, que são pequenos vídeos curtos, ensinamos o passo a passo de forma ilustrativa.

  • No dia a dia de uma pessoa desenvolvedora, o Linux é muito utilizado, seja por sua rapidez em instalar comandos, flexibilidade, segurança e principalmente desempenho. Não quer dizer que não podemos utilizar o Windows para programar, mas, saber Linux é um diferencial, porque ganhamos em performance. Nesta aula o instrutor explica em detalhes sobre o porquê aprender Linux. Inclusive, caso seja seu primeiro contato com Linux e esteja com dificuldades no curso que você relatou, recomendo que você faça este outro curso que te dará um overview sobre o sistema de forma iniciante e com outra didática.

  • O fórum da Alura é uma comunidade, então alunos podem responder e interagir entre si e monitores (pessoas da Alura) também podem te responder - vale ressaltar que a Alura tem uma equipe dedicada ao atendimento ao fórum - eu, por exemplo, faço parte desta equipe. Quando receber uma resposta, você será notificado por e-mail e ao entrar no fórum, para verificar se quem te respondeu é da equipe Alura ou não, observe a insígnia que aparecerá no canto esquerdo do nome da pessoa, se for Scuba Team ou Instrutor, são moderadores da Alura te forneceram a resposta.

Uffa, muitas informações não é mesmo?! Mas, fique tranquilo, é desafiador no começo, mas, a trajetória vale a pena. Eu agradeço sua sinceridade e com certeza levaremos seu feedback à frente para melhorarmos o conteúdo e me coloco à disposição em caso de dúvidas.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Entendi. Obrigado.

Sobre a parte dos programas esta aula que me enviou está ensinando realizar a instalação para o sistema operacional windows 10 e eu utilizo o 11, pesquisei sobre as instalações e são feitas de formas diferentes para cada sistema e verifiquei que a maneira do windows 11 já é embutida e parece ser mais fácil de fazer, então ainda permaneço com dúvidas sobre oque fazer, pois não entendi as relações de UBUNTO, UBUNTO 18.04, 20.04, 22.04, DEBIAN, KALI, TERMINAL DO WINDOWS, TERMINAL DO LINUX TERMINAL DO UBUNTO, POWERSHELL, WSL, LINUX, e parece que essas coisas mudam de forma que o sistema muda, não entendi qual devo usar baixar e se tenho que instalar o linux e no momento estou instalando da forma que aprendi pelo You Tube pro W11. E parece que consegui instalar as coisas mas não sei se está certo pelos sistemas serem diferentes da aula.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Ola! Estou fazendo o mesmo curso e a minha preferencia foi usar o Ubuntu. Eu criei uma VM na minha maquina e instalei o Ubunti.iso direto do site vc consegue baixar. https://ubuntu.com/desktop , nesse link usei para baixar o VMWARE https://www.vmware.com/products/workstation-player/workstation-player-evaluation.html

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeNão sei se está certo pois ele não acompanha a aula como pode ver no print

Estou baixando o ubuntu que tem 4,6Gb e baixar na sequência o Workstation 17 Player for Linux.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Ainda não sei se estou fazendo certo, nessa pegina pede login, já coloquei todos os usuários possiveis que existe em meu nome e não sai dessa tela. Pessoal, já estou cansado deste problema, preciso que alguém me ajude de vdd. Meu tel é 930812252

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Mais uma tentativa desta vez fazendo toda a instrução do vídeo utilizando o DEBIAN, mas infelizmente os comandos ainda não são os mesmo para dar continuidade na aula.

solução!

Oii Bruno.

O último print que você mostrou utilizando o sistema Debian, está feito da forma correta - usando o WSL você conseguirá prosseguir no curso.

O comando ls que foi utilizado em aula, é responsável por listar os itens que temos dentro de alguma pasta e caso não tenha nenhum item, esse comando não irá retornar nada. No caso do instrutor, retornou a mensagem com desktop, downloads, music, dentre outros, porque no computador do instrutor havia essas pastas, mas não quer dizer que no seu haverá as mesmas pastas.

Para o comando ls retornar algo, você pode criar um arquivo de teste no terminal do debian, basta digitar o comando:

echo "Bem vindo" > bemvindo.txt

Após isso, ao rodar o comando ls, será retornado o arquivo bemvindo.txt, mostrando que na pasta possui esse arquivo, como demonstrado na imagem abaixo:

Imagem contendo a exibição do terminal do debian com a execução do passo anterior

Fico à disposição.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software