Oii, Heitor! Como você está?
Você está no caminho certo!
Ao realizar um Test t
para uma amostra, o objetivo será testar uma hipótese sobre a média populacional, não sobre a média amostral. Podemos utilizar a média amostral em contextos de dedução sobre a média da população a partir da amostrada que foi retirada.
Entendo os conceitos:
- Amostra: Um subconjunto da população utilizado para realizar inferências estatísticas sobre a população inteira.
- População: O conjunto completo de todos os indivíduos ou itens que estamos interessados em estudar.
- Teste de Hipótese: Utiliza dados amostrais para avaliar uma hipótese sobre um parâmetro populacional (neste caso, a média populacional).
Por exemplo, imagine que você está em uma festa e quer saber a média de idade dos convidados. Você não pode perguntar a todos, então você escolhe um grupo pequeno, que representa a sua amostra. Seu objetivo é verificar se a média de idade desse grupo é diferente da média de idade que você ouviu falar para todos os convidados da festa, que é a população.
Quando você realiza um teste de hipótese, você está usando a média das idades do seu grupo (amostra) para inferir se ela é significativamente diferente da média conhecida para todos os convidados (população). A média do grupo é conhecida, mas o teste avalia se essa média difere de forma significativa da média da população.
Quando você realiza o teste de hipótese, você está verificando se a média amostral é significativamente diferente de uma média hipotética da população (ou uma média conhecida da população).
Espero esclarecido sua dúvida. Caso surjam outras, conte conosco para te auxiliar.
Bons estudos, Heitor!