1
resposta

[Dúvida] Dificuldade para usar o SOMASE

Eu refiz essa ligação várias vezes e não consegui fazer essa fórmula da somase. Não sei, mesmo, o que aconteceu. Cheguei a baixar a planilha da aula, fiz passo a passo repetidas vezes e não deu certo. Gostaria de saber se foi só comigo. Alguém poderia me ajudar? Atenciosamente!

1 resposta

Oi, Wesley, tudo bem?

A função SOMASE é muito útil para filtrar informações e realizar a soma de valores com base em critérios específicos. Para utilizá-la, é necessário definir três argumentos: o intervalo onde estão os critérios, o critério em si e o intervalo onde estão os valores a serem somados.

No exemplo que você compartilhou, o intervalo com os critérios é a coluna "Mês" da tabela "TB_Vendas". O critério é o número do mês que você inseriu na coluna "D" da planilha. E o intervalo com os valores a serem somados é a coluna "Total".

A fórmula correta para somar o faturamento de cada mês seria:

=SOMASE(TB_Vendas[Mês];D2;TB_Vendas[Total])

Lembre-se que é importante que a planilha da aba de Vendas esteja no formato de tabela. Isso pode ser feito, selecionando as células do cabeçalho e do conteúdo, clicando em Inserir no menu superior e depois selecionando a opção Tabela e no campo que irá aparecer no centro da tela habilitar a opção Minha tabela tem cabeçalhos.

Dessa forma, você terá o mesmo resultado que o instrutor. Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum.

Caso queira mais informações sobre essa função, recomendo a leitura da documentação abaixo:

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!