Olá, Rodrigo. Como vai?
Eu sou estudante aqui da Alura também, mas faço estágio como dev front react e acho que consigo te ajudar com suas dúvidas.
Antes de tudo, eu acho importante a gente entender a motivação por baixo da contrução do React. De modo sucinto, ele surgiu para resolver problemas como: centralizar componentes (ou funcionalidades) que serão utilizadas em diversas partes da aplicação através de um único código, facilitar o gerenciamento de estados e o Virtual DOM que foi construido para não modificar diretamente a DOM, pois fazer isso é um processo demorado e se precisarmos atualizar muitas coisas ao mesmo tempo, teremos problemas de performance.
Agora respondendo sua pergunta: Sim, o React funciona com a manipulação de eventos, mas a dinâmica é um pouco diferente do Javascript vanilla. No React a gente não manipula diretamente a DOM e sim o Virtual DOM que é uma representação em memória da DOM, porque ele é mais rápido de ser acessado.
Com isso, a gente consegue manipular os estados de diversos modos no react, criando uma função e passando ela para algum botão por exemplo, ou utilizando os hooks.
Sobre os hooks existem diversos e cada um possui uma função diferente, temos o useState
que é utilizado para monitorar e modificar, caso necessário, o comportamento/valor do componente ou campo que ele é responsável por controlar.
Eu recomendo você a pesquisar mais sobre a motivação da criação do React antes de entrar no código e, após entender a base disso, ler a documentação do React (que é muito boa e tem explicação com exemplos de cada hook), assistir as aulas do curso aqui na Alura e praticar com exemplos simples para entender a dinâmica. Foi o que funcionou para mim.