1
resposta

[Dúvida] Dificuldade em focar e por em prática ensinamento

Boa tarde! Estou tendo muita dificuldade para conseguir focar e por em prática os ensinamentos dos cursos. Consigo entender a teoria, como funciona, porém me distraio muito enquanto estou no curso, e na hora de executar o que vi não consigo fazer (parece que tudo some da minha mente). Alguém ja passou/passa por algo assim? Alguma dica de como melhorar isso?

1 resposta

Olá Ricardo!

Entendo perfeitamente a sua dificuldade em focar e colocar em prática os ensinamentos dos cursos. É algo comum e muitas pessoas passam por isso. A boa notícia é que existem algumas dicas que podem te ajudar a melhorar essa situação.

Primeiramente, é importante criar um ambiente propício para o estudo. Certifique-se de estar em um local tranquilo, sem distrações, onde você possa se concentrar melhor. Desligue o celular ou coloque-o no modo silencioso, evite abrir redes sociais ou qualquer outra coisa que possa te distrair.

Outra dica é estabelecer metas de estudo. Divida o conteúdo em partes menores e estabeleça um tempo específico para cada uma delas. Isso vai te ajudar a manter o foco e a não se sentir sobrecarregado. Além disso, faça pausas regulares durante o estudo, para descansar a mente e evitar o cansaço.

Uma técnica muito eficiente é a revisão ativa. Ao invés de apenas ler o conteúdo, tente explicá-lo em voz alta para si mesmo, como se estivesse ensinando alguém. Isso vai te ajudar a fixar melhor o que foi aprendido e a ter uma compreensão mais profunda do assunto.

Se mesmo assim você ainda encontrar dificuldades em colocar em prática o que aprendeu, tente buscar exemplos práticos relacionados ao conteúdo. Por exemplo, se você está estudando gestão, procure projetos pequenos para aplicar seus conhecimentos. A prática é fundamental para fixar o aprendizado.

Espero que essas dicas te ajudem a superar essa dificuldade. Lembre-se de que cada pessoa tem seu próprio ritmo de aprendizado, então não se cobre demais. Com o tempo e a prática, tenho certeza de que você vai conseguir colocar em prática tudo o que aprendeu nos cursos.

Espero ter ajudado e bons estudos!