1
resposta

[Dúvida] Dificuldade em entender DPI e PPI

Comecei recentemente a estudar Photoshop, porém, estou empacado na questão do DPI e PPI.

Sei que um é utilizado quando falamos de trabalhos digitais, o PPI, que nada mais seria que a quantidade de pixel por polegada.

Já o DPI, entra em impressões. Sendo a resolução de saída de uma peça gráfica.

Só que, ainda me deixa confuso, de:

• Como calcular ambos?
  • Tamanho e resolução ideal para imagem?
  • Como saber o PPI ou DPI, corretos para determinada finalidade?

Por favor, me ajudem!

Agradeço desde já :)

1 resposta

Olá, Pedro

Tudo bem?

Como você bem disse, a diferença entre os dois diz respeito a onde a imagem está acontecendo. Em linhas gerais, você pode tratar ambos como a mesma coisa. Então, se uma imagem tem 300 PPI ela pode ser considerada como tendo 300 DPI também.

Não existe bem um cálculo de pixels ou de pontos: eles vão ser determinados pelo aparelho que captura a imagem (como uma máquina fotográfica, que reproduz um dado número de pixels) quanto por você no momento do fechamento da imagem para impressão. O que existe são valores corretos para o uso que vai ser dado a imagem.

O tamanho, por sua vez, é definido pela pessoa que vai trabalhar com a imagem. Então, por exemplo, existem imagens que vão ser usadas com 5cm x 5cm e imagens que vão ser usadas com 21cm x 29cm. O imporante é garantir que a imagem tenha a resolução correta.

Em tela

Para visualização em tela podemos considerar 72 PPI ou 96 PPI (resolução de monitores mais modernos).

Impressão

Para impressão, é importante entender que a resolução diminui a medida em que a mídia se afasta do leitor. Afinal de contas, um grande número de pontos à distância é entendido como uma mancha pelos nossos olhos: nós não somos capazes de identificar 300 pontos em uma polegada quadrada a 10m de distância. Portanto, artes como outdoors podem ter um resolução bem baixa, como de 15 DPI. Já numa distância mais curta, as imagens precisam ter mais pontos, caso contrários nós o identificaríamos individualmente.

Portanto, podemos considerar os seguintes valores: 300 DPI para materiais lidos a poucos centímetros, como revistas, livros e folders; 150 DPI para os que serão lidos a poucos metros, como cartazes e banners; 20 DPI para artes de grandes dimensões, lidas a muitos metros de distância, como outdoors e faixas.

Abraços