1
resposta

[Dúvida] Dificuldade em dizer NÂO

Como é difícil dizer não, as vezes estamos sobrecarregados e devido a criticidade ou por querer ajudar um projeto o não acaba não saindo. Como dizer não sem ser prejudicada ou mau interpretada?

1 resposta

Olá, Emilly! Entendo perfeitamente sua dificuldade, é realmente um desafio dizer "não" em algumas situações. Mas lembre-se, é importante priorizar sua saúde mental e não se sobrecarregar.

Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a dizer "não" de forma mais eficaz:

  1. Seja direta, mas educada: Não é necessário dar muitas explicações. Um simples "Infelizmente, não poderei ajudar desta vez" é suficiente.

  2. Ofereça alternativas: Se você não pode ajudar, talvez possa sugerir alguém que possa, ou um momento mais oportuno para você.

  3. Comunique-se de forma assertiva: Deixe claro que você entende a importância da tarefa, mas que no momento não pode assumir mais responsabilidades.

  4. Não se sinta culpada: Lembre-se que você tem o direito de dizer "não" quando necessário.

Por exemplo, se alguém te pedir para assumir uma tarefa quando você já está sobrecarregada, você pode dizer: "Eu entendo a importância deste projeto e realmente gostaria de poder ajudar, mas no momento, já estou comprometida com outras tarefas. Talvez possamos encontrar outra pessoa para ajudar ou posso me envolver em um momento posterior quando minha carga de trabalho diminuir."

Espero que essas dicas te ajudem a dizer "não" de forma mais confiante e sem se sentir culpada. Lembre-se, é importante cuidar de si mesma e não se sobrecarregar. Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software