Minha principal dúvida nesse momento é que se eu não estabelecer uma senha, não consigo finalizar, procede??
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Minha principal dúvida nesse momento é que se eu não estabelecer uma senha, não consigo finalizar, procede??
Boa tarde Roger!
A senha será necessária, pois voce precisará dela quando por exemplo, fizer o acesso via ssh do seu terminal windows para a sua maquina virtual.
A obrigatoriedade de uma senha, principalmente para o usuário principal (ou "root" em sistemas Linux), é uma medida de segurança fundamental. A maioria dos softwares de virtualização e sistemas operacionais modernos (como Windows e a maioria das distribuições Linux) impõe essa regra para garantir a integridade e a segurança do sistema.
Os principais motivos são:
Proteção de Acesso: Sem uma senha, qualquer pessoa com acesso à sua máquina física poderia simplesmente iniciar a VM e ter controle total sobre o sistema operacional e todos os dados contidos nela.
Prevenção de Alterações Não Autorizadas: A senha impede que scripts maliciosos ou programas com erros façam alterações no sistema sem a sua permissão, como instalar programas, deletar arquivos importantes ou modificar configurações críticas.
Configuração de Rede: Em ambientes de rede, as senhas são essenciais para autenticação. Muitas funções de rede da VM, como o acesso a pastas compartilhadas ou conexões SSH, exigem uma senha para garantir que apenas usuários autorizados possam se conectar.
Compliance e Padrões de Segurança: Muitas plataformas e softwares seguem padrões de segurança que exigem a configuração de uma senha de administrador ou root durante a instalação.
Em resumo, a falta de uma senha seria um grande buraco de segurança, e os desenvolvedores de sistemas operacionais e softwares de virtualização projetam seus produtos para evitar isso.
Se a sua intenção é apenas testar algo rapidamente ou usar a VM para um fim muito específico e não se preocupar com a segurança, pode ser frustrante ter que definir uma senha. No entanto, é um pequeno passo que evita problemas maiores no futuro.
A questão é que além das etapas mostradas na aula durante a configuração estarem desatualizadas, pois na versão atual existem mais etapas, ele em nenhum momento mostra a criação do login e senha deixando quem está acompanhando passo a passo perdido.