Minha principal dúvida nesse momento é que se eu não estabelecer uma senha, não consigo finalizar, procede??
Minha principal dúvida nesse momento é que se eu não estabelecer uma senha, não consigo finalizar, procede??
Boa tarde Roger!
A senha será necessária, pois voce precisará dela quando por exemplo, fizer o acesso via ssh do seu terminal windows para a sua maquina virtual.
A obrigatoriedade de uma senha, principalmente para o usuário principal (ou "root" em sistemas Linux), é uma medida de segurança fundamental. A maioria dos softwares de virtualização e sistemas operacionais modernos (como Windows e a maioria das distribuições Linux) impõe essa regra para garantir a integridade e a segurança do sistema.
Os principais motivos são:
Proteção de Acesso: Sem uma senha, qualquer pessoa com acesso à sua máquina física poderia simplesmente iniciar a VM e ter controle total sobre o sistema operacional e todos os dados contidos nela.
Prevenção de Alterações Não Autorizadas: A senha impede que scripts maliciosos ou programas com erros façam alterações no sistema sem a sua permissão, como instalar programas, deletar arquivos importantes ou modificar configurações críticas.
Configuração de Rede: Em ambientes de rede, as senhas são essenciais para autenticação. Muitas funções de rede da VM, como o acesso a pastas compartilhadas ou conexões SSH, exigem uma senha para garantir que apenas usuários autorizados possam se conectar.
Compliance e Padrões de Segurança: Muitas plataformas e softwares seguem padrões de segurança que exigem a configuração de uma senha de administrador ou root durante a instalação.
Em resumo, a falta de uma senha seria um grande buraco de segurança, e os desenvolvedores de sistemas operacionais e softwares de virtualização projetam seus produtos para evitar isso.
Se a sua intenção é apenas testar algo rapidamente ou usar a VM para um fim muito específico e não se preocupar com a segurança, pode ser frustrante ter que definir uma senha. No entanto, é um pequeno passo que evita problemas maiores no futuro.
A questão é que além das etapas mostradas na aula durante a configuração estarem desatualizadas, pois na versão atual existem mais etapas, ele em nenhum momento mostra a criação do login e senha deixando quem está acompanhando passo a passo perdido.