1
resposta

[Dúvida] Dificuldade em alinhar a partes curvas com a partes retas para a shape builder tool funcionar

Olá! Não estou conseguindo deixar a garrafa uniforme depois de usar a ferramenta, em outra dúvida parecida aqui o professor disse que é necessário deixar as linhas sobrepostas no desenho, porém no caso das linhas com curvaturas no lado não estou conseguindo sobrepor exatamente e sobra esses cantinhos.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Laura. Tudo bem com você?

Pelo que pude observar nas imagens que você compartilhou, parece que você está tendo dificuldades em alinhar as partes curvas com as partes retas no Illustrator, o que está afetando o uso da ferramenta Shape Builder.

Para lidar com esse tipo de situação, você pode tentar o seguinte:

  1. Utilize a ferramenta Smart Guides (Guias Inteligentes): Ative as Guias Inteligentes (Ctrl/Cmd + U) para ajudar no alinhamento dos objetos. Elas fornecem um feedback visual quando um ponto de ancoragem de um objeto está alinhado com outro, o que pode ser muito útil para alinhar curvas com linhas retas.

  2. Ajuste manualmente os pontos de ancoragem: Se as Guias Inteligentes não forem suficientes, você pode precisar ajustar os pontos de ancoragem manualmente. Use a ferramenta Direct Selection Tool (A) para selecionar os pontos de ancoragem e movê-los até que as linhas estejam perfeitamente sobrepostas.

  3. Use a ferramenta Pen Tool (Caneta): Se for necessário, você pode adicionar ou remover pontos de ancoragem com a ferramenta Pen Tool (P) para obter um melhor controle sobre a forma da curva e como ela se encontra com a linha reta.

  4. Ajuste as alças de controle: Ao selecionar um ponto de ancoragem com a ferramenta Direct Selection Tool, você verá alças de controle que permitem modificar a curvatura da linha. Ajuste essas alças para suavizar a transição entre a linha reta e a curva.

  5. Verifique se as linhas estão no mesmo plano: Às vezes, as linhas podem parecer sobrepostas, mas estão em planos diferentes (uma na frente da outra). Certifique-se de que as linhas estejam no mesmo plano para que a ferramenta Shape Builder funcione corretamente.

  6. Use a função Outline Stroke (Contornar Traçado): Se você estiver trabalhando com traços, em vez de preenchimentos, pode ser útil converter esses traços em formas preenchidas usando a função Outline Stroke (Object > Path > Outline Stroke). Isso pode facilitar a manipulação e o alinhamento das formas.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software